• Carregando...

O furacão Rick avançava nesta segunda-feira na direção da Península de Baixa Califórnia e as ondas de quatro metros que o acompanham provocaram a morte de um pescador em Los Cabos, no México, informaram autoridades locais.

A morte, de um pescador de 38 anos de idade, ocorreu no domingo, quando uma onda arremessou a vítima contra pedras no litoral mexicano, informou hoje Francisco Cota, diretor da defesa civil de Los Cabos.

Testemunhas tentaram resgatar o pescador, mas ele já estava morto quando foi retirado da água. Cota disse que a polícia começou a patrulhar a região e a pedir à população local que mantenha-se afastada das praias.

Nesta segunda-feira, o furacão Rick começou o dia como uma tempestade de categoria 4, mas perdeu força e era um furacão de categoria 1 na noite de hoje, em uma escala vai até 5. Meteorologistas alertaram, porém, que o fenômeno ainda representa riscos para os centros turísticos no extremo sul da Península de Baixa Califórnia.

Os ventos máximos sustentados de Rick caíram a cerca de 150 quilômetros por hora na noite desta segunda-feira. O furacão pode seguir perdendo força, mas ainda é considerado perigoso, conforme se aproxima de Baixa Califórnia. A expectativa é de que ele passe muito perto de Los Cabos ou até mesmo atinja em cheio a cidade na quarta-feira, segundo meteorologistas.

Na noite desta segunda-feira , o olho do Rick situava-se em torno de 500 quilômetros a su-sudoeste da localidade mexicana de Cabo San Lucas, seguindo rumo ao noroeste a 15 quilômetros por hora.

No domingo, o furacão chegou à categoria 4 e sua trajetória ameaçava um importante torneio de pesca previsto para começar na quarta-feira em Los Cabos. O cronograma do evento está mantido por ora, segundo os organizadores.

Os meteorologistas alertam agora os moradores do litoral em Baixa Califórnia para que acompanhem as informações sobre o fenômeno, pois Rick seguirá como um furacão perigoso nos próximos dias.

Rick é o segundo mais forte furacão no nordeste do Pacífico desde 1966, quando os especialistas começaram a registrar furacões com mais rigor científico, segundo o meteorologista Hugh Cobb. Na fim da semana passada, os ventos do Rick alcançaram 285 quilômetros por hora, fazendo dele um furacão de categoria 5. O furacão Linda, de setembro de 1997, foi o furacão mais forte na região, com ventos de 296 quilômetros por hora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]