• Carregando...
Tim Hunt recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2001 por seu trabalho sobre como as células se dividem | /
Tim Hunt recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2001 por seu trabalho sobre como as células se dividem| Foto: /

O vencedor do Nobel de Fisiologia ou Medicina Tim Hunt pediu desculpas por qualquer ofensa depois de ter feito comentários sobre o “problema com meninas” na ciência -- mas disse que eu tinha “a intenção de ser honesto”.

Premiado em 2001 pelo seu trabalho sobre a forma como as células se dividem, o bioquímico britânico teria dito em uma conferência na Coreia do Sul que mulheres em laboratórios “choram” quando você as critica e “se apaixonam” pelos seus colegas homens.

Em resposta às reações, ele disse à BBC que realmente “quis dizer” o que pontuou, mas que “pedia desculpas”.

“Deixe-me dizer-lhe sobre o meu problema com as meninas. Três coisas acontecem quando elas estão no laboratório: você se apaixona por elas, elas se apaixonam por você, e quando você as critica, elas choram”, ele teria dito na Conferência Mundial de Jornalistas de Ciência.

A Real Sociedade de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural, instituição destinada à promoção do conhecimento científico, disse que os comentários de Hunt não refletem sua posição.

Em declarações ao programa da “BBC Radio 4 Today”, ele disse que estava “muito triste com o que disse”, acrescentando que era “uma coisa muito estúpida para se fazer na presença de todos aqueles jornalistas”.

Hunt, que é membro da Real Sociedade desde 1991, afirmou que os comentários “tinham a intenção de serem leves e irônicos”, mas “tinham sido interpretados super ao pé da letra pelo público presente”. Ele acrescentou, ainda, que corrobora algumas de suas falas.

“Realmente quis dizer a parte de ter problemas com garotas”, disse. “É verdade que as pessoas se apaixonam -- já me apaixonei por pessoas no laboratório e pessoas no laboratório já se apaixonaram por mim e é muito perturbador para a ciência por que é extremamente importante que oc cientistas estejam no mesmo patamar. Descobri que esses envolvimentos emocionais tornaram a vida muito difícil. Peço desculpas se eu ofendi, isso é terrível. Eu certamente não queria isso. Só queria ser honesto, na verdade”.

Já quanto as suas observações sobre mulheres chorando, ele explicou que “é muito importante que você possa criticar as ideias das pessoas sem criticá-las, e se elas começarem a chorar, isso significa que você é impedido de chegar à verdade absoluta. E a ciência nada mais é que chegar à verdade e nada que entre no caminho disso diminui, na minha experiência, a ciência.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]