• Carregando...
Kim Jong-nan, o meio irmão do ditador norte-coreano Kim Jong-un | TOSHIFUMI KITAMURA/AFP
Kim Jong-nan, o meio irmão do ditador norte-coreano Kim Jong-un| Foto: TOSHIFUMI KITAMURA/AFP

Cerca de sete meses após a morte de Kim Jong-nan, meio irmão do ditador norte-coreano Kim Jon-un, foram apresentadas as primeiras provas do caso durante julgamento nesta quinta-feira (5). A indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Thi Huong são acusadas da morte de Kim Jong-nan após jogarem um líquido no rosto dele. Investigadores suspeitam que a substância usada para cometer o crime foi o Gás sarin, o agente neurotóxico VX, considerado pelas Nações Unidas como uma arma de destruição maciça.

Durante o julgamento na Alta Corte de Shah Alam em Kuala Lumpur, um químico que deu depoimento como testemunha apresentou provas da presença do gás na camisa e nas unhas de uma das mulheres. 

Leia mais: Até a economia da Coreia do Norte está crescendo mais que a do Brasil

Câmeras de segurança do aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, registraram o momento do assassinato no dia 13 de fevereiro. As duas mulheres se aproximaram do meio irmão do ditador norte-coreano e jogaram a substância no rosto dele. Kim Jong-nan começou a apresentar sintomas logo depois e morreu em cerca de 20 minutos, enquanto ia para o hospital.

‘Pegadinha’

Apesar das provas, as duas mulheres declararam ser inocentes e que pensaram que aquilo não passava de uma ‘pegadinha’ de televisão. Elas ainda podem ser condenadas à pena de morte. Os advogados de defesa delas argumentaram que os verdadeiros culpados pelo crime conseguiram fugir do país.

Leia mais: Família de jovem torturado na Coreia do Norte pede que país seja considerado terrorista

De acordo com Subramaniam Sathasivam, o ministro da saúde da Malásia, são necessários apenas 10 miligramas do agente neurotóxico VX para que a substância seja letal. No caso de Jong-nan, o departamento químico estatal sugeriu que a dose usada para o assassinato foi muito maior, causando séria paralisia.

Jong-nan vivia no exílio e era contra o regime do irmão e ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

Ainda em fevereiro, a agência de espionagem sul-coreana e o serviço de inteligência americano afirmaram que a ordem para matar Jong-nan teria vindo do próprio regime norte-coreano. Pyongyang sustenta, no entanto, que Jon-nan foi vítima de um ataque cardíaco e que as acusações contra Kim Jong-un são uma conspiração dos inimigos do ditador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]