• Carregando...

Crianças que são amamentadas são mais inteligentes do que as que não receberam o leite materno. E a razão para isso pode estar escondida em um gene.

Embora a inteligência humana seja influenciada por diversos fatores e nenhum fato isolado possa explicar por que alguém é ou não inteligente, os cientistas já sabiam que crianças que foram amamentadas tinham QIs mais altos que as que não foram, e que essa vantagem permanecia até a vida adulta. E suspeitavam que o motivo por trás disso estava nos ácidos gordurosos presentes no leite materno.

Agora, o grupo de pesquisadores britânicos do King’s College, em Londres, identificaram um gene, o FADS2, que controla esses ácidos e pode estar por trás da vantagem dada aos amamentados. Segundo a equipe de Avshalom Caspi, variações no gene correspondiam às variações percebidas no QI de crianças amamentadas.

Os cientistas excluíram a possibilidade da diferença vir de outros fatores, como classe social, crescimento intrauterino, inteligência materna e também os genes da mãe.

Mas alertam que a inteligência de uma criança depende de uma complexa interação entre os genes e o ambiente. Apenas a exposição ao leite da mãe pode não fazer diferença alguma se a criança não for estimulada por toda sua vida.

O trabalho foi publicado na edição desta semana da revista científica americana "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]