• Carregando...

Geórgia e Moldávia assinaram nesta sexta-feira dois pré-acordos de associação com a União Europeia (UE) em cerimônia realizada no centro de congressos e exposições Litexpo, local de encontro da 3ª Cúpula da UE e da Associação Oriental.

"Este é um passo muito importante para o programa da Associação Oriental", disse a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, durante abertura da cerimônia.

A chefe de Estado da Lituânia, que exerce a presidência semestral da UE, ressaltou que a assinatura dos acordos preliminares são um marco e mostram que "a Associação Oriental funciona." "A Europa torna-se maior", resumiu.

Os documentos foram assinados na presença de chefes de Estado e Governo dos 28 países do bloco e das seis antigas repúblicas soviéticas europeias e do Cáucaso (Armênia, Azerbaijão, Belarus, Geórgia, Moldávia e Ucrânia) que participam da Associação Oriental.

"Hoje é um dia histórico", disse o primeiro-ministro da Moldávia Iure Leanca, e destacou que seu país sempre foi parte da Europa e este pré-acordo é uma amostra de confiança na Moldávia.

A Geórgia, além do pré-acordo de associação, também assinou com a UE um acordo sobre gestão de crise.

Já o Azerbaijão assinou um convênio com o bloco europeu para facilitação de vistos.

Depois da cerimônia, os chefes das delegações participantes da cúpula posaram para a foto oficial, tirada após a abertura da sessão plenária.

Ao término da reunião, Grybauskaite e os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, darão uma entrevista coletiva conjunta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]