• Carregando...
Rod Blagojevich deve sair mas tenta manter salário | Joshua Lott/AFP
Rod Blagojevich deve sair mas tenta manter salário| Foto: Joshua Lott/AFP

O governador de Illinois, Rod Blagojevich, foco de um escândalo, pode anunciar na segunda-feira (15) que irá deixar o cargo, afirmou neste domingo (14) a maior autoridade legal do Estado.

Blagojevich foi preso na semana passada por acusações de troca de favores políticos por dinheiro, incluindo uma tentativa de vender o assento no Senado dos Estados Unidos vago por Barack Obama depois de sua eleição presidencial em novembro.

"Ouvimos que existe a possibilidade de amanhã ele realizar um pronunciamento no qual irá se afastar", afirmou a promotora geral de Illinois Lisa Madigan ao Meet the Press, da NBC.

"Não sei se isso significa se ele irá se afastar ou tomar outra posição que é oferecida pela constituição de Illinois, na qual ele pode voluntariamente reconhecer que há um grave impedimento às suas capacidades de dar continuidade aos seus deveres e, assim, se afastar temporariamente," afirmou.

Madigan, Blagojevich e Obama são todos democratas.

Posteriormente no Face the Nation, da CBS, ela citou relatos da mídia de que Blagojevich está pronto para se afastar, o que não deixou claro se ela tinha indicações independentes de que ele planeja tal medida ou se estava repetindo o que ouviu da imprensa.

As acusações contra Blagojevich vêm depois de anos de investigação detalhada por escutas telefônicas aprovadas por um tribunal, mas o governador ainda não foi indiciado e continua no cargo com plenos poderes, incluindo o de ser a única pessoa que pode nomear um substituto para Obama no Senado.

Através de seu advogado, Blagojevich negou ter cometido qualquer irregularidade.

Relatos sugerem que Blagojevich enfrente consideráveis custos legais e Madigan, que foi ao Supremo Tribunal do Estado na sexta-feira para tentar removê-lo do gabinete, afirmou no "Meet the Press" que a retirada pode permitir que ele continue na folha de pagamento pública.

"Essa segunda opção pode potencialmente permitir que ele mantenha seu salário e eu escutei ainda que esta é uma de suas maiores preocupações - suas circunstâncias financeiras no momento," acrescentou a promotora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]