• Carregando...
O comissário do governo alemão advertiu contra o uso de quipá no país
O comissário do governo alemão advertiu contra o uso de quipá no país| Foto: Frank Rumpenhorst/DPA/AFP

O comissário do governo alemão para o combate ao antissemitismo, Felix Klein, alertou os judeus a não usar o quipá em certos locais públicos da Alemanha, devido a um recente aumento de ataques antissemitas no país.

"Não posso recomendar aos judeus que usem o quipá todo o tempo e em qualquer lugar na Alemanha. Infelizmente preciso dizer isso", afirmou Klein em entrevista ao grupo de mídia Funke, neste sábado (25), sem especificar a quais regiões do país ele estava se referindo.

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, disse estar chocado com a recomendação. "A responsabilidade pelo bem-estar, a liberdade e o direito à crença religiosa de todos os membros da comunidade judaica alemã está nas mãos do governo alemão", afirmou o presidente no domingo (26).

Nesta segunda-feira, o porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel, Steffan Seibert, adotou postura semelhante e disse que “o Estado tem de assegurar que qualquer pessoa possa andar em segurança com uma quipá em qualquer lugar no país”.

Segundo estatísticas de Berlim, o número de crimes antissemitas aumentou 20% no ano passado, em relação a 2017, apesar da queda dos crimes politicamente motivados. Segundo Klein, 9 em cada 10 destes casos foram praticados por indivíduos que apoiam grupos de extrema direita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]