• Carregando...
Centro de Buenos Aires durante apagão
Queda maciça de energia deixou Argentina e o Uruguai sem luz no domingo| Foto: Juan VARGAS/AFP

A energia foi restabelecida após um apagão sem precedentes que atingiu cerca de 50 milhões de pessoas na Argentina e Uruguai neste domingo (16) e durou cerca de 11 horas. Ainda não se sabe o que causou a falha no sistema elétrico argentino, mas o governo prometeu uma resposta em 15 dias.

Já nas próximas 72 horas, as companhias de energia elétrica terão que entregar um informe à Companhia Administradora do Mercado Mayorista Elétrico (Cammesa) do que ocorreu até o momento do corte de energia. Com estas informações, a Cammesa vai realizar um estudo para determinar o que provocou o apagão.

Nenhuma possibilidade foi descartada até agora, segundo o secretário de Energia da Argentina, Gustavo Lopetegui. Uma das hipóteses é de que ocorreram falhas na rede de energia elétrica por causa de tempestades. Um ciberataque também é considerado, embora não seja a principal linha de investigação do governo.

Segundo Lopetegui, a falha no sistema elétrico não é "anormal", mas sim a "cadeia de acontecimentos posteriores que causaram a desconexão total".

"É algo sério que não deveria ter acontecido. O sistema tem excesso de geração e redundância para lidar com esses eventos, porque falhas ocorrem o tempo todo. Temos que saber porque o sistema não isolou essa falha", disse Lopetegui à rádio La Red na manhã desta segunda-feira (17).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]