A agência Associated Press (AP) informou nesta terça-feira (30) que o governo do presidente democrata dos Estados Unidos, Joe Biden, deve reclassificar em breve a maconha como uma droga menos perigosa.
Segundo a agência, a Administração Antidrogas dos EUA (DEA, na sigla em inglês) deve tomar a medida após revisão pelo Gabinete de Gestão e Orçamento da Casa Branca. Cinco fontes informadas sobre o tema confirmaram a informação à AP.
Pela mudança, a maconha deixaria de ser considerada uma droga de Classe I, categoria onde hoje está junto com a heroína e o LSD, e passaria à Classe III, junto com a ketamina e alguns esteroides anabolizantes, seguindo uma recomendação do Departamento Federal de Saúde e Serviços Humanos.
Na nova classificação, seriam reconhecidos os usos medicinais da cannabis (contestados por vários profissionais de saúde) e a droga seria apontada como tendo menos potencial de consumo abusivo do que outras, mas sem legalizar a maconha para uso recreativo – que já é permitido em 24 estados americanos, três territórios dos Estados Unidos e na capital federal, Washington.
Em dezembro, Biden promulgou um indulto presidencial para perdoar pessoas condenadas por posse e uso de maconha em territórios federais e no Distrito de Columbia. Foi a ampliação de um indulto anunciado em outubro de 2022, quando perdoou todos os condenados em nível federal por porte de maconha.
X já tinha cumprido exigências, mas Moraes liberou a rede social só depois da eleição
Moraes desbloqueia o X, mas não resiste a nova demonstração de força
Bolsonaro elegível em 2026 domina o debate da reforma da Ficha Limpa
Após fracasso do PT na eleição, Lula embarca na campanha de aliados no 2º turno
Deixe sua opinião