• Carregando...

Autoridades da Costa Rica anunciaram que planejam fechar dois zoológicos públicos do país no ano que vem e libertar os bichos de suas gaiolas. Mas a fundação que executa os parques de animais já adiantou que está tentando mantê-los em funcionamento.

O ministro do Meio Ambiente costa-riquenho, Rene Castro, anunciou que o Zoológico Simón Bolívar, de 97 anos, no Centro de San José, será um jardim botânico no próximo ano. Outro zoológico, no oeste da cidade, o Centro de Conservação de Santa Ana, também iria fechar. Juntos, eles detêm 400 animais de 60 espécies, incluindo um leão, crocodilos, macacos e uma anta.

O Ministério do Meio Ambiente local informou que os animais serão soltos na natureza ou enviados para centros de resgate. A fundação que executa os jardins zoológicos, conhecidos como Fundazoo, pediu a um tribunal administrativo para bloquear o fechamento, disse o porta-voz da Fundação Eduardo Bolaños. Ele argumenta que o contrato para executar os zoos foi renovado até 2024.

"Estamos preocupados com a ideia do ministério de tirar os animais dos zoológicos, os únicos que têm veterinário especializado em espécies selvagens e um nutricionista de animais", disse Bolaños.

A Costa Rica, país que abriga mais de meio milhão de espécies de animais e vegetais, o que faz o território da América Central um dos com maior biodiversidade do planeta, já proibiu circo com animais em 2002 e baniu a caça esportiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]