• Carregando...
Chavez foi fotografado ao lado das filhas. Ele está em Cuba e se recupera de uma cirurgia | EFE/PRENSA DE MIRAFLORES
Chavez foi fotografado ao lado das filhas. Ele está em Cuba e se recupera de uma cirurgia| Foto: EFE/PRENSA DE MIRAFLORES
  • Nas imagens, é possível ver Chávez sorridente e com a cara ligeiramente inchada

O governo da Venezuela divulgou nesta sexta-feira as primeiras imagens do presidente Hugo Chávez desde que foi operado de um câncer em Cuba há dois meses, e informou que o governante respira através de um tubo na traqueia, o que dificulta sua fala.

Nas imagens, mostradas em rede nacional pelo ministro da Ciência e genro do presidente, Jorge Arreaza, Chávez aparece sorridente e com a cara ligeiramente inchada, deitado em uma cama, lendo uma edição do jornal oficial cubano "Granma".

O presidente, vestido com a tradicional roupa esportiva da Academia Militar, aparece ao lado de suas duas filhas, nas fotos tiradas na última quinta-feira pela noite, segundo Arreaza.

O ministro das Comunicações Ernesto Villegas lembrou antes da leitura de um comunicado que a infecção respiratória surgida durante o pós-operatório em dezembro foi controlada, "apesar de persistir certo grau de insuficiência".

"Dada esta circunstância, que está sendo devidamente tratada, o comandante Chávez apresenta respiração através de um tubo na traqueia, que dificulta temporariamente a sua fala", disse.

Villegas ressaltou que Chávez "se mantém consciente, com as funções intelectuais preservadas, em estreita comunicação com sua equipe de governo e à frente das tarefas fundamentais inerentes ao seu cargo".

"A equipe médica aplica tratamento enérgico para a doença de base, que não está isenta de complicações", afirmou o ministro em referência ao câncer na região pélvica, sem dar mais detalhes sobre o estágio da doença.

Villegas disse que "o paciente coopera com o tratamento e a reabilitação, em estreita coordenação com a equipe médica".

O governo agradeceu "o amor, a serenidade, a maturidade e a integridade" do povo venezuelano nestes momentos e "convida todos a orarem" pela saúde de Chávez.

As últimas imagens de Chávez, antes das atuais, foram divulgadas pela televisão no dia 10 de dezembro, pouco antes da viagem a Cuba para se submeter à operação, na qual teve complicações como consequência de uma hemorragia que levou a um pós-operatório "complexo", segundo o governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]