• Carregando...

O governo mexicano chamou para consultas seu embaixador em Assunção, Fernando Estrada Sámano, e disse que está "muito atento" à evolução dos eventos no Paraguai após o impeachment de Fernando Lugo.

A Secretaria de Relações Exteriores precisou em comunicado divulgado ontem à noite que instruiu o embaixador a se transferir para a capital mexicana "com o propósito de realizar consultas".

"A presença de Estrada Sámano nos permitirá contar com informação de primeira mão sobre a situação no Paraguai" afirmou a nota. O México está "muito atento" à evolução da situação nesse país, ao mesmo tempo em que realiza consultas com outras nações da região "para examinar ações que possam contribuir para uma solução num marco de legalidade", acrescentou

Outros países da região, como Brasil, Argentina, Equador, Venezuela, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru já retiraram ou chamaram para consultas seus embaixadores, diante do que consideram o descumprimento do devido processo no julgamento do ex-presidente, enquanto o Mercosul suspendeu o Paraguai de sua próxima cúpula.

Na sexta-feira passada, o Senado do Paraguai submeteu o ex-mandatário a um julgamento político por supostas falhas em sua gestão e decidiu destituí-lo. O até então vice-presidente, Federico Franco, assumiu o poder.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]