• Carregando...

Somente alimentos prontos para consumo devem ser doados, como, por exemplo, leite, suco de frutas, barras de cereais, bolachas e água mineral

Começou nesta segunda-feira (18) uma campanha de arrecadação de donativos, feita pelo governo do estado do Paraná, para as vítimas do terremoto no Haiti, que aconteceu no início da semana passada. As pessoas que quiserem contribuir com a campanha podem levar os alimentos a quartéis da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Bombeiros Comunitários em todas as cidades do estado.

Segundo o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da seção operacional da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil no Paraná, a campanha de ajuda paranaense se limitará a gêneros alimentícios prontos para consumo. "A Defesa Civil pede que os donativos sejam, preferencialmente, dos seguintes alimentos: leite longa vida, embalagem com 12 unidades; sucos de frutas de 1 litro para consumo, embalagem com 12 unidades; barras de cereais e bolachas em caixas lacradas; água mineral em embalagens contendo garrafas de 500 ml, 1 litro e 5 litros. Além de alimentos enlatados de fácil abertura e prontos para o consumo", afirmou Pinheiro ao site da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo.

A Defesa Civil orienta que os produtos das doações devem ser encaminhados embalados para o transporte, para facilitar o acondicionamento e o envio. O tenente Pinheiro explicou que as embalagens lacradas devem conter etiquetas explicando qual o conteúdo. Os alimentos enlatados devem ser de fácil manuseio. De acordo com o tenente Pinheiro é importante que as pessoas observem o prazo de validade dos produtos.

"A preferência é para alimentos que tenham seu prazo de vencimento a partir de março de 2010. Devido às dificuldades de recebimento dos donativos no Haiti, pode haver certa demora do envio dos produtos. Observando os prazos, evita-se que os produtos cheguem vencidos" afirmou Pinheiro à AEN.

Voluntários

Segundo a Defesa Civil, já é grande número de voluntários que se dispuseram a ajudar as vítimas do terremoto. O cadastro on-line de voluntários para atuar no Haiti gerou recorde de acessos no site da Defesa Civil do Paraná. Até a última sexta-feira (15), os acessos superaram a média semanal. Foram mais de 6 mil acessos, contra uma média de 700 a 800 acessos diários no site.

O banco de voluntários da Defesa Civil tem 1.500 voluntários cadastrados. Mais de 200 policiais militares foram previamente selecionados para o auxílio às vítimas do terremoto no Haiti e estão prontos para serem acionados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3350-2610 e (41) 3350-2733 ou no site da Coordenadoria Estadual do Paraná www.defesacivil.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]