• Carregando...

O secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder, disse nesta segunda-feira (29) que há uma investigação criminal "ativa e em curso" sobre o vazamento de documentos do governo americano pelo WikiLeaks, e que as autoridades vão processar os responsáveis.

Holder disse que o governo condena o vazamento de aproximadamente 250 mil correspondências de embaixadas e missões diplomáticas americanas, que "põe em perigo não só indivíduos e diplomatas, mas também a relação que temos com nossos aliados no mundo todo".

Para ele, a publicação dos documentos representa "um risco para a segurança nacional" dos EUA.

A investigação criminal é realizada junto ao Departamento de Defesa, para determinar as responsabilidades do vazamento dos documentos.

"Não posso ainda antecipar resultados, mas a investigação criminal está em andamento", disse.

Neste domingo, os jornais "The New York Times" (EUA), El País (Espanha), Le Monde (França), Die Spiegel (Alemanha) e "The Guardian" (Reino Unido) publicaram o conteúdo de 250 mil correspondências diplomáticas dos EUA, com informações delicadas, o que causou controvérsias em nível internacional.

Novas medidas

Ao mesmo tempo, a Casa Branca anunciou que pediu aos órgãos do governo dos EUA que endureçam as medidas de segurança ao lidar com informação classificada, depois do vazamento em massa.

Os novos procedimentos garantirão que usuários não tenham acesso a mais informação do que a estritamente necessária para fazer seus trabalhos.

"Qualquer fracasso na hora de proteger as informações confidenciais (...) é inaceitável e não será tolerado", disse o diretor do Escritório de Orçamento da Casa Branca, Jacob Lew, em uma diretriz transmitida aos chefes de serviço e administrações colocada online nesta segunda no site da presidência americana.

Lew, um dos colaboradores mais próximos do presidente Barack Obama, deu a ordem aos serviços ou administrações que cuidam de informações confidenciais de criar uma equipe para avaliar a questão da segurança.

"É responsabilidade de todos os indivíduos que têm acesso a informações confidenciais proteger os dados capitais para a segurança de nosso país", observou Lew. "Qualquer revelação não autorizada de dados confidenciais constitui uma violação da lei e compromete a segurança do país", acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]