Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Governo líbio diz ter retomado porto no leste; rebeldes negam

Marsa el Brega está sob controle da oposição há cerca de uma semana e, de acordo com a TV árabe Al-Arabiya, vem sendo alvo de "bombardeios esporádicos"

Civis que se juntaram ao exército rebelde gritam palavras de ordem contra o governo de Kadafi em Benghazi | REUTERS/Suhaib Salem
Civis que se juntaram ao exército rebelde gritam palavras de ordem contra o governo de Kadafi em Benghazi (Foto: REUTERS/Suhaib Salem)

A TV estatal da Líbia afirmou nesta quarta-feira que as forças do líder líbio, Muamar Kadafi, retomaram o controle do porto e aeroporto de Marsa el Brega, um importante terminal petrolífero no leste do país, a cerca de 800 quilômetros de Trípoli, a capital.

No entanto, segundo um porta-voz da coalizão de grupos oposicionistas, os rebeldes recuperaram o controle de Marsa el Brega e as forças leais a Kadafi desfecharam um ataque relâmpago na vizinha cidade de Ajdabiyah.

Marsa el Brega está sob controle da oposição há cerca de uma semana e, de acordo com a TV árabe Al-Arabiya, vem sendo alvo de "bombardeios esporádicos" nesta quarta-feira.

"Vamos provavelmente pedir ajuda externa, provavelmente ataques aéreos em pontos estratégicos que colocarão um prego no caixão dele (Gaddafi)", disse o porta-voz dos rebeldes, Mustafa Gheriano, falando à Reuters em nome da Coalizão 17 de fevereiro.

"Eles tentaram retomar o controle de Brega esta manhã, mas fracassara, A cidade está novamente em mãos dos revolucionários. Ele está tentando criar todo o tipo de guerra psicológica para deixar estas cidades à margem", disse Gheriano.

Quanto à Ajdabiyah, Gheriano afirmou que a cidade está "basicamente estável. "Nosso povo está se agrupando para agir contra qualquer grande ataque. Por hora, ainda são apenas ataques relâmpagos."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.