• Carregando...

O Partido Socialista, que governa Portugal, manteve-se à frente do Partido Social Democrático (PSD) numa nova pesquisa de opinião divulgada na sexta-feira, mas sua vantagem se reduziu. Duas outras pesquisas recentes haviam colocado o PSD na liderança.

O levantamento do instituto Eurosondagem mostrou que a aprovação ao governo se manteve em 36,2%, praticamente o número de votos que recebeu em setembro passado, mas que a vantagem do partido em termos de intenções de voto para uma eventual eleição geral caiu de 7,5 pontos percentuais, em abril, para 3,2 pontos.

O PSD tem crescido desde a ascensão, em março, de seu novo líder, Pedro Passos Coelho, de 45 anos. Desde o mês passado, a intenção de voto no partido saltou de 28,5 para 33,3%.

Segundo a pesquisa, os partidos menores, como o CDS-PP (direita), o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista, perderam terreno.

O socialista José Sócrates foi reeleito premiê em setembro passado com cerca de 37% dos votos, mas agora se vê obrigado a tomar medidas impopulares, como aumento de impostos e congelamento de salários do funcionalismo, por causa da crise fiscal no país.

Portugal ainda poderia esperar mais três anos para realizar outra eleição geral, mas um novo pleito pode ser convocado até setembro, ou depois após março de 2011. O Parlamento não pode ser dissolvido nos últimos seis meses de mandato do presidente Aníbal Cavaco Silva, que vai até março de 2011.

Em 10 de maio, uma pesquisa do instituto Aximage apontava uma ligeira vantagem do PSD sobre os socialistas -- 31,5% contra 30,2%.

O PSD já prometeu apoiar as medidas de austeridade fiscal, evitando a instabilidade política num momento em que os investidores se preocupam com a solidez das contas públicas.

O instituto Eurosondagem ouviu 1.024 pessoas entre 13 e 18 de maio, com margem de erro de 3.06%. A pesquisa foi divulgada pelo semanário Expresso, pela TV SIC e pela Rádio Renascença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]