• Carregando...

A Grã-Bretanha informou nesta quinta-feira que monitora cinco aviões por exposição a radiação e prometeu contatar todos os países por onde as aeronaves passaram, ampliando uma investigação sobre a morte de um ex-espião russo. O secretário do Interior John Reid disse ao Parlamento que traços radioativos foram encontrados em 12 locais de 24 que foram investigados. Ele afirmou que não haverá barreiras políticas na investigação, o que aumentou a tensão com Moscou.

O Kremlin e o serviço de espionagem exterior da Rússia negaram qualquer envolvimento na morte de Alexander Litvinenko, um ex-agente russo que se tornou crítico ferrenho do presidente Vladimir Putin.

Ele morreu na semana passada, depois de ser envenenado com a substância radioativa polônio-210. Este é um dos elementos que podem ser adquiridos legalmente na internet nos Estados Unidos, mas não em grandes quantidades.

A British Airways disse que três aviões foram retirados de serviço. Todos eles faziam a rota Moscou-Londres, e um deles ainda está na capital russa.Contato telefônico com a empresa

Ela abriu uma linha telefônica para seus passageiros que estejam no exterior: 0 (operadora) 44-191-211-360. Os clientes da British Airways estão alarmados .

A companhia aérea disse que "traços muito baixos'' de uma substância radioativa foram encontrados em dois aviões detidos em Londres.

De acordo com Reid, cientistas estão monitorando uma quarta aeronave para possível contaminação radioativa. O avião, um Boeing 737 alugado pela empresa russa Transaero, chegou ao Aeroporto de Heathrow, em Londres, na manhã desta quinta-feira.

Reid afirmou que a Grã-Bretanha também está interessada em um quinta avião -- russo -- e pode haver outros.

- Esses são os cinco que sabemos - disse ele ao Parlamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]