• Carregando...
explosão beirute
Explosão em Beirute em 4 de agosto de 2020| Foto: Anwar AMRO/AFP
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Uma grande explosão em Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (4) deixou centenas de feridos e danificou prédios. Até o momento, há o registro de mais de 70 mortes e mais de 3 mil feridos, segundo informações oficiais. O número, porém, pode ser muito maior, vez que ainda não se sabe com exatidão quantas pessoas estão sob os escombros. Uma das vítimas é o secretário-geral do partido Falanges Libanesas, Nizar Najarian, que não resistiu aos ferimentos causados pela explosão, segundo nota de pesar emitida pelo próprio partido.

A imprensa local afirmou inicialmente que o que causou a explosão foi um grande incêndio em um armazém de fogos de artifício perto do porto de Beirute. A informação, porém, não foi confirmada.

Nas redes sociais, moradores relataram que janelas de edifícios e casas no entorno do local da explosão estilhaçaram. Também há vídeos do momento da explosão e da fumaça causada pelo incêndio.

Em uma postagem em seu perfil no Twitter, a Cruz Vermelha no Líbano fez um apelo por doações de sangue de todos os tipos. A organização afirmou que está com 30 equipes de paramédicos no local da explosão.

Bombeiros libaneses trabalham no local de uma explosão em Beirute, em 4 de agosto de 2020 | Foto: ANWAR AMRO/AFP
Bombeiros libaneses trabalham no local de uma explosão em Beirute, em 4 de agosto de 2020 | Foto: ANWAR AMRO/AFP| AFP
Um homem ferido é examinado por um bombeiro perto do local de uma explosão em Beirute, em 4 de agosto de 2020 | FOTO: Anwar AMRO / AFP
Um homem ferido é examinado por um bombeiro perto do local de uma explosão em Beirute, em 4 de agosto de 2020 | FOTO: Anwar AMRO / AFP| AFP

Uma repórter da Al Jazeera que mora em Beirute contou que prédios a quilômetros de distância de onde teria ocorrido a explosão foram danificados. "A explosão foi sentida em toda a cidade", disse. "Há caos nas ruas". Houve danos no Baabda Palace, o palácio presidencial.

O presidente do Líbano, general Michel Aoun, instruiu as forças armadas para trabalhar com as "repercussões" da explosão e patrulhar as áreas afetadas, informou a Agência Nacional de Notícias do Líbano. Ele também pediu que os feridos sejam tratados às custas do Ministério da Saúde e que as famílias que tiveram suas casas destruídas sejam abrigadas.

O primeiro-ministro, Hassan Diab, declarou que a quarta-feira (5) será dia nacional de luto em memória das vítimas da explosão.

Tensões com Israel

A explosão em Beirute ocorreu em meio às crescentes tensões que se desenrolam no Sul do Líbano entre Israel e a organização paramilitar xiita libanesa Hezbollah, que também é apoiada pelo Irã. Ambos, porém, negaram qualquer tipo de participação na tragédia. Sob a condição de anonimato, um funcionário do governo israelense afirmou que o país "não tem nada a ver" com a explosão, informou a agência de notícias Associated Press

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]