• Carregando...
grávida presa austrália
Mulher é presa em casa por supostamente incitar protestos contra o lockdown no estado de Vitória, na Austrália| Foto: Reprodução/Facebook

Em Ballarat, na Austrália, a polícia prendeu uma mulher grávida nesta quarta-feira (2), acusando-a de planejar um protesto contra o lockdown na região de Vitória. Zoe Buhler, 28, foi algemada em casa, enquanto estava de pijamas, na frente dos dois filhos pequenos. Ela foi solta e responderá ao processo por incitação em liberdade.

O caso ficou conhecido depois que uma live feita por ela no momento da prisão viralizou nas redes sociais. "Não tenho ideia de por que vocês estão fazendo isso", ela disse aos policiais na gravação. "Meus dois filhos estão aqui. Tenho um ultrassom em uma hora", continuou.

O policial disse que tinha um mandado e que ela estava sendo presa por ter criado um evento no Facebook chamado "dia da liberdade", convocando moradores de Ballarat para protestar no sábado (5) contra as medidas de bloqueio impostas pelo governo de Vitória por causa da pandemia de Covid-19. Ela disse aos policiais que ficaria feliz em excluir a postagem, enquanto eles faziam buscas na casa dela.

"Como alguns de vocês podem ter visto, o governo tomou medidas extremas e está usando táticas de intimidação por meio da mídia para evitar o protesto de Melbourne", dizia a descrição do evento, agora excluído. "Aqui em Ballarat podemos ser uma voz para aqueles que estão no estágio quatro do bloqueio. Podemos ser vistos e ouvidos e, com sorte, fazer a diferença".

Em um comunicado, a polícia de Vitória disse que "qualquer reunião dessa natureza viola flagrantemente as instruções do diretor de saúde e coloca vidas em risco". "Aqueles que ainda estão pensando em comparecer ao protesto em Ballarat no sábado podem esperar uma resposta rápida e firme da polícia", informou. Segundo o jornal The Guardian, Buhler é a quarta pessoa a ser presa nos últimos dias por incitar protestos contra as medidas de bloqueio em vigor.

Dias atrás em Melbourne, que fica a cerca de 100 km de Ballarat, um pequeno grupo de manifestantes anti-lockdown entraram em confronto com policiais em um protesto.

O estado de Vitória, onde se concentra maioria dos casos e mortes por Covid-19 na Austrália, está em estágio 3 de lockdown desde o início de agosto. As pessoas só podem sair de casa para comprar itens essenciais, buscar tratamento médico ou auxiliar alguém, para fazer exercícios ao ar livre e para estudar ou trabalhar se não puder fazer isso de casa. Máscaras são obrigatórias e aglomerações de mais de 10 pessoas estão proibidas. Na região metropolitana de Melbourne, as medidas de contenção são ainda mais rígidas.

A Austrália registrou até agora 21,6 mil casos do novo coronavírus, dos quais 19,2 mil ocorreram em Vitória. O estado também detém o maior número de mortes no país: 576 das 663 registradas até esta quarta-feira, segundo o departamento de saúde de Vitória. Os casos ativos estão concentrados na região de Melbourne.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]