• Carregando...
Deputado grego Yannis Dragasakis deixa escritório do primeiro-ministro do país, neste domingo: soluções para a crise financeira. | Alkis Konstantinidis/Reuters
Deputado grego Yannis Dragasakis deixa escritório do primeiro-ministro do país, neste domingo: soluções para a crise financeira.| Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters

Sem chantagem

Para que o acordo funcione, Tsipras precisará de uma proposta que seja aceita pelo seu partido ou então poderá ser forçado a convocar um referendo. O partido programou comício para enviar uma “mensagem de resistência” contra as exigências de novos cortes

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apresentou neste domingo (21) propostas para um acordo financeiro com credores. Ele conversou por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Entre as concessões que devem ser feitas pelo governo grego estão três tipos de taxa do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), em 6,5%, 13% e 23%, propostos anteriormente e já negados pelas instituições credoras. No entanto, Atenas estaria disposta desta vez a mudar a incidência do tributo sobre alguns alimentos e o setor hoteleiro para aumentar as receitas fiscais, como pedem os credores -Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Quanto à previdência, o governo estudaria abolir as aposentadorias antecipadas a partir do próximo ano, o que geraria uma economia de 200 milhões de euros, assim como reduzir as pensões complementares mais altas.

O primeiro-ministro apresentou aos três líderes a proposta grega para um acordo mutuamente beneficente, que dê uma solução definitiva e não um adiamento para o problema”, informou a presidência grega em comunicado.

Após horas de reuniões, o ministro de Finanças grego, Yanis Varoufakis, afirmou que o país caminha para um acordo. “Sempre, nós estamos caminhando para um acordo”, disse a jornalistas.

A conversa com líderes europeus ocorre um dia antes da reunião de cúpula de emergência de líderes da zona do euro, marcada para esta segunda-feira, para tentar evitar um “default” da Grécia. As negociações entre Atenas e seus credores internacionais sobre um acordo para a dívida permanecem estagnadas.

Concessões

Depois de meses de disputas e uma corrida bancária que levou ao saque de bilhões de euros nos bancos gregos na última semana, o governo esquerdista de Tsipras sinalizou que está disposto a fazer concessões a fim de desbloquear 7,2 bilhões de euros de um pacote de resgate. O país precisa do dinheiro para pagar dívida de 1,6 bilhão de euros com o FMI, que vence no final do mês.

Em entrevista publicada por um jornal local, o ministro de Estado, Nikos Pappas, se mostrou convencido de que chegará a um acordo “respeitando leis, a democracia e a coesão social”. O ministro afirmou que a Grécia procura uma solução que permita o retorno do crescimento dentro do euro, sem repetir os erros do passado.

“Não pedimos só um acordo, queremos uma solução. Para que haja um acordo, ele deve beneficiar o povo. A restauração dos direitos trabalhistas, a oposição aos cortes dos salários e das pensões, nossa libertação da política de austeridade catastrófica e um tratamento integral da dívida foram e seguem sendo nossos objetivos”, completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]