• Carregando...
Entenda como as emissões de CO2 prejudicam o meio ambiente |
Entenda como as emissões de CO2 prejudicam o meio ambiente| Foto:

Financiamento

Sarkozy propõe verba de rico para florestas

Folhapress

Manaus - Após uma reunião que deveria ter nove presidentes, mas só teve três, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu que 20% da verba dos países ricos para combater o aquecimento global nos países pobres seja aplicada diretamente na proteção das florestas.

No documento oficial do encontro, a "Declaração de Manaus’’, os países destacam que "a floresta amazônica é particularmente vulnerável aos efeitos da mudanças do clima’’.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essa declaração "vai balizar a posição da América do Sul na conferência de Copenhague sobre o clima, sem que nenhum dos países abra mão de sua soberania’’.

Foi uma ressalva interessante, já que as justificativas para a ausência de tantos presidentes foi considerada frágil, deixando a impressão de uma resistência à liderança de Sarkozy e Lula na conferência do clima, como se houvesse divergências entre eles e suspeitas de avanços sobre a soberania de alguns.

China promete cortar 45% na emissão de CO2

Folhapress

Pequim - Um dia depois de os Estados Uni­­dos terem anunciado que irão à conferência sobre o clima em Co­­penhague com meta definida para combate ao efeito estufa, a China anunciou ontem que reduzirá entre 40% e 45% de suas emissões de dióxido de carbono em relação ao tamanho do PIB até 2020, comparado com as emissões em 2005.

O governo também divulgou que o primeiro-ministro, Wen Jiabao, irá à Conferência de Co­­penhague no mês que vem. A China superou os EUA no último ano como maior emissor.

Negociadores europeus e americanos pressionavam a China para cortar pelo menos 50%. Mas, pelo lado chinês, o argumento é que o país faz muito mais do que os países desenvolvidos quando estavam em um estágio de desenvolvimento similar ao da China.

A renda per capita chinesa, de US$ 3.500, é inferior a 10% da renda per capita de países como EUA, Japão e França. As emissões chinesas per capita são de 5,7 toneladas de CO2, contra 19 dos EUA.

"Esta é uma atitude voluntária do governo chinês, baseada em suas próprias condições, e é uma contribuição maior ao esforço global de conter a mudança climática’’, disse, em comunicado, o Conselho de Estado, o gabinete chinês.

Manaus - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Manaus, que os "gringos’’ vão pagar a conta da preservação da Amazônia. A declaração foi feita durante a inauguração do gasoduto Urucu-Manaus, antes da participação de Lula na Cúpula dos Países Ama­­zônicos sobre Mudança do Clima.

"Que não venha nenhum gringo pedir para a gente deixar um amazonense morrer de fome em­­baixo do toco de uma árvore’’, dis­­se o presidente.

"Porque nós queremos preservar, mas eles (estrangeiros) terão que pagar a conta desta preservação, pelo fato de nós não termos derrubado a nossa floresta como eles já derrubaram a deles, há um século. Então, nós queremos usufruir corretamente’’, afirmou Lula.

Na cúpula, Lula tinha a expectativa de receber apoio para uma proposta conjunta para a conferência do clima de Copenhague, em dezembro. Mas a cúpula foi esvaziada pela ausência dos presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Álvaro Uribe (Colômbia) e Evo Morales (Bolívia).

Em Manaus, Lula reafirmou a proposta do governo que será apresentada em Copenhague de reduzir as emissões. "Nós acabamos de fazer uma proposta, e va­­mos levar a Copenhague: é que nós vamos assumir o compromisso de diminuir as emissões de ga­­ses de efeito estufa entre 36,1% e 38,9%’’.

"Nós queremos mostrar para os nossos amigos americanos, pa­­ra os nossos amigos europeus, que aqui no Brasil a gente fala menos e faz mais. A gente não é como aqueles que falam: ‘Eu mato a cobra e mostro o pau’. Ora, quem mata a cobra e mostra o pau não mostrou a cobra morta. Aqui, a gente mata a cobra e mostra a bichinha morta, a gente não mostra indiferença’’, declarou Lula.

Na inauguração do gasoduto da Petrobras, Lula disse que a troca da matriz energética de Ma­­naus, que hoje é de óleo diesel, para gás natural reduzirá as emissões anuais de CO2. Para isso, Pe­­trobras, Eletrobras e empresas pri­­vadas responsáveis pelas termelétricas terão que fazer a conversão das usinas de diesel para gás natural até setembro de 2010.

Fumaça

Sede da Cúpula dos Países Ama­­zônicos, Manaus amanheceu ontem encoberta por uma fumaça causada pelas queimadas no entorno do município. A região enfrenta estiagem e baixa nos rios.

O fenômeno observado pela manhã, de acordo com Antonio Manzi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Ama­­zônia (Inpa), é ocasionado pelas queimadas que ocorrem num raio de até 100 km de Manaus, es­­pecialmente a leste e sudeste da cidade.

"Estamos em uma estação mui­­to seca e prolongada. Isso deixa o solo com menos água disponível e cria condições para as queimadas, intencionais ou não’’, afirma Manzi.

* * * * *

Interatividade

Os países ricos devem ter responsabilidade pela preservação da Floresta Amazônica?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]