• Carregando...
Em Portland, ao menos uma dezena de pessoas ficaram feridas e três acabaram presas depois de confrontos envolvendo apoiadores de Trump e os grupos Antifa.
Em Portland, ao menos uma dezena de pessoas ficaram feridas e três acabaram presas depois de confrontos envolvendo apoiadores de Trump e os grupos Antifa.| Foto: Karen Ducey/Getty Images/AFP

Centenas de manifestantes pró-Trump e, em posição oposta, grupos Antifa, saíram às ruas de Portland, Estados Unidos, neste sábado (17). Houve confronto.

As manifestações pró-Trump foram organizados pelo grupo "Garotos com orgulho", considerado um "grupo de ódio"" pelo Centro de Direito sobre a Pobreza do Sul (SPLC, na sigla em inglês), organização que monitora o que eles consideram ""grupos de ódio" e outros extremistas nos Estados Unidos.

Durante o dia, oficiais informaram ter recolhido armas como bastões metálicos e de madeira, sprays e escudos de diversos grupos participantes. Há pouco, a polícia local divulgou ter prendido ao menos três pessoas, sem detalhar o que justificou a ação. Para tentar limitar o atuação dos dois grupos nos protestos, a polícia havia fechado ruas e instalado barreiras de concreto em determinados locais.

Um dos grupos que fazem parte das manifestações, o The Oath Keepers, divulgou comunicando informando que não participaria do ato porque os organizadores não teriam feito o suficiente para manter grupos de supremacia branca afastados da iniciativa. "Seria melhor para a causa patriótica/conservadora se a manifestação fosse simplesmente cancelada", escreveu o fundador do grupo, Stewart Rhodes.

Mais de dez agências locais, estaduais e federais dos EUA, incluindo o FBI, enviaram representantes a Portland para acompanhar as manifestações. Durante o dia, o presidente norte-americano, Donald Trump, postou em seu perfil no Twitter que Portland estava sendo "observada muito de perto" e que desejava que o prefeito de Portland, Ted Wheeler, "conseguisse fazer seu trabalho corretamente".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]