• Carregando...
Imagens exibidas na tevê estatal da Venezuela mostra Guaidó ao lado de supostos narcotraficantes.
Imagens exibidas na tevê estatal da Venezuela mostra Guaidó ao lado de supostos narcotraficantes.| Foto: Reprodução/VTV

O líder opositor venezuelano Juan Guaidó classificou de “montagem” as denúncias sobre suas ligações com paramilitares colombianos, após o governo da Venezuela ter divulgado novas fotos suas com supostos criminosos. Nas fotografias, Guaidó aparece ao lado de supostos membros dos Los Rastrojos, grupo criminoso ligado ao narcotráfico surgido na Colômbia após a dissolução das unidades paramilitares no país.

“Esta nova montagem representa mais um capítulo de um romance criado pelo regime usurpador para fustigar, perseguir e deter” seus adversários, afirmou o líder da oposição em um comunicado. Guaidó é reconhecido como presidente encarregado da Venezuela por cinquenta países.

Anteriormente, o ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, apresentou fotos na televisão estatal venezuelana nas quais Guaidó aparece com dois membros notáveis de Los Rastrojos: Jonathan Orlando García, também conhecido como ‘Patron pobre’, e Iván Posso Pedrozo, conhecido como Nandito.

Caminhonete, que segundo o governo venezuelano, teria sido usada por narcotraficantes para conduzir Guaidó até a Colômbia. Líder opositor diz que é "montagem" do governo.
Caminhonete, que segundo o governo venezuelano, teria sido usada por narcotraficantes para conduzir Guaidó até a Colômbia. Líder opositor diz que é "montagem" do governo.

Segundo o ministro, Posso, recentemente detido no estado de Zulia (oeste), contou às autoridades venezuelanas como um esquadrão de Los Rastrojos transferiu Guaidó para o território colombiano em 22 de fevereiro, a partir do estado fronteiriço de Táchira. O líder opositor participou de um concerto no dia 22 e, um dia depois, tentou, sem sucesso, entrar com ajuda humanitária da Colômbia.

Guaidó insistiu na sexta-feira que o governo tenta confundi-lo com "testemunho forçado" e "ocultar" as queixas sobre o "apoio" de Maduro aos guerrilheiros esquerdistas colombianos.

Duas outras fotografias nas quais Guaidó posa com dois membros de Los Rastrojos – detidos na Colômbia em 18 de junho – foram publicadas em 12 de setembro por uma ONG que opera na fronteira binacional. Guaidó se defendeu então, observando que não conhecia essas pessoas, que ele disse que pedia para ele se fotografar como muitas outras pessoas espontâneas.

Nas novas imagens, Guaidó é visto numa das fotos sendo abraçado por ‘Patron pobre’ e em uma caminhonete aparentemente dirigida pelo mesmo homem. Em outra foto, Guaidó posa com Nandito. O ministro Rodríguez disse que Guaidó foi transferido para a Colômbia naquele veículo, após o qual embarcou em um helicóptero a serviço do presidente colombiano Iván Duque.

Citando Nandito, o ministro acrescentou que as fotos foram tiradas pelos próprios paramilitares para chantagear Guaidó, em um eventual governo do oponente, para traficar drogas à vontade. Na sexta-feira passada, o Ministério Público abriu uma investigação por supostos vínculos entre Guaido e Los Rastrojos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]