• Carregando...
Manifestantes iranianos se reúnem ao redor de uma motocicleta em chamas em protestos contra aumento do preço da gasolina na cidade de Isfaham, 16 de novembro de 2019
Manifestantes iranianos se reúnem ao redor de uma motocicleta em chamas em protestos contra aumento do preço da gasolina na cidade de Isfaham, 16 de novembro de 2019| Foto: AFP

A força de segurança mais poderosa do Irã ameaçou os manifestantes antigoverno nesta segunda-feira (18) com "ação decisiva" depois de dias de protestos por aumentos nos preços dos combustíveis, sinalizando uma repressão potencialmente brutal enquanto as autoridades se esforçavam para reprimir a agitação.

A Guarda Revolucionária Iraniana, uma força militar de elite, disse que tomaria "ação decisiva e revolucionária contra qualquer movimento contínuo para perturbar a paz e a segurança do povo", segundo comunicado divulgado pela mídia estatal.

O alerta veio quando o governo continuou a restringir o acesso à Internet, dizendo que não estava claro quando o controle seria suspenso.

"A Internet será reconectada em algumas províncias onde não há problemas de segurança", disse o porta-voz do governo Ali Rabiei na segunda-feira, informou a mídia local. Ele disse que achava que os protestos - que irromperam por todo o Irã - haviam diminuído na maioria do país.

A mídia estatal publicou imagens na segunda-feira de fachadas destruídas, veículos carbonizados e prédios saqueados, supostamente por manifestantes nas principais cidades, incluindo a capital, Teerã.

O tamanho e a escala dos protestos continuaram incertos na segunda-feira por causa do desligamento da Internet. Na cidade central de Isfahan, disseram os moradores, uma sensação de silêncio prevaleceu após uma noite de intensos confrontos com a polícia. Em Mashhad, no nordeste, as ruas estavam igualmente desertas. Em algumas cidades, o governo ordenou o fechamento de escolas e a suspensão do transporte público.

O Centro de Direitos Humanos no Irã, com sede em Nova York, disse na segunda-feira que pelo menos 12 pessoas foram mortas, citando relatos da mídia local. As autoridades confirmaram no domingo que duas pessoas - incluindo um manifestante e um policial - foram mortas.

Os protestos começaram na sexta-feira apenas algumas horas depois que o governo anunciou que estava aumentando o preço do combustível para os consumidores. O Irã, que possui a quarta maior reserva de petróleo do mundo, também mantém um dos maiores subsídios ao preço da gasolina no mundo.

Um conselho econômico comandado pelo presidente Hassan Rouhani aumentou o custo da gasolina em 50%, de 10.000 para 15.000 rials, ou US$ 0,13 por litro.

Com o novo preço, os consumidores podem comprar até 60 litros de gasolina, uma quantidade maior do que essa custará o dobro por litro. Antes do aumento, os consumidores podiam comprar até 250 litros pelo preço subsidiado. Mas os iranianos comuns, fartos com a inflação descontrolada e uma moeda fraca, rejeitaram a decisão.

A medida surpresa foi projetada para arrecadar fundos para distribuição de dinheiro para cerca de 60 milhões de iranianos de baixa renda. E no domingo, o líder supremo aiatolá Ali Khamenei declarou seu apoio à mudança. Khamenei também alertou os cidadãos que não se misturem com aqueles que ele descreveu como "marginais" que buscam explorar o caos. "Esse é o meu conselho", ele disse. "Eles devem perceber quem é responsável pelos incêndios, destruição, sabotagem, brigas e insegurança".

Sanções americanas

Nos últimos anos, a economia do Irã enfraqueceu sob as sanções dos EUA, e medidas semelhantes para cortar subsídios provocaram uma onda de protestos há dois anos.

Em cidades pelo Irã, motoristas abandonaram seus carros em estradas e manifestantes bloquearam rodovias e incendiaram pneus e até prédios.

Os Estados Unidos iniciaram uma campanha de "pressão máxima" contra o Irã. Com essa estratégia, o país espera obrigar Teerã a abandonar seus programas de energia nuclear e de mísseis balísticos. Um pilar fundamental da campanha inclui um embargo quase total à economia iraniana, incluindo a interrupção das exportações de petróleo, o bloqueio de transações financeiras e a proibição de empresas de investir nas indústrias de aviação, automotiva e marítima do país.

Na segunda-feira, o chefe do judiciário Ebrahim Raisi - um membro importante do conselho econômico que anunciou o decreto - reconheceu as preocupações dos manifestantes e admitiu que o governo falhou em comunicar adequadamente o raciocínio por trás da decisão. "Era necessário informar o público de antemão", disse ele.

O governo começará a distribuição de dinheiro, financiada pelo aumento de preços, para cerca de 20 milhões de iranianos a partir de terça-feira, informou a mídia estatal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]