- Guerra na Ucrânia completou quatro meses; como ficará a ajuda do Ocidente aos ucranianos?
*) Você deve ter percebido que diminuíram bastante as menções nas redes sociais e até as reportagens na TV e na internet sobre a guerra na Ucrânia. Mas, mesmo assim, o conflito continua. E, com ele, a violência e o drama de milhares de ucranianos.
Reportagem recente publicada na Gazeta do Povo relata que, no fim de fevereiro, quando a invasão russa começou, a quantidade de interações nas redes sociais sobre o assunto alcançou o pico de 18 milhões, segundo o grupo de estudos da empresa de rastreamento News Whip.
No final de maio, no entanto, esse número caiu para 345 mil, o que corresponde a 50 vezes menos do que em fevereiro.
O "cansaço" da guerra da Ucrânia
Percebendo que o mundo diminuiu o interesse pela guerra, a primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, declarou em 22 de maio à ABC News, dos Estados Unidos: “Não se acostumem com essa guerra. Senão, corremos o risco de viver uma guerra sem fim. Não se acostumem com a nossa dor”.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa exatamente este assunto: o “cansaço” em relação à guerra na Ucrânia. Para analisar o tema, o convidado é mais uma vez o Luis Kawaguti, jornalista especializado nas áreas de Defesa, Segurança e Política Internacional. Ele é colunista do Jogos de Guerra, aqui da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Primeiro navio com bandeira estrangeira chega na Ucrânia desde o início do conflito
Agência da ONU alerta sobre risco de desastre nuclear na Ucrânia
Após relatório crítico sobre tática da Ucrânia, Diretora da Anistia Internacional pede demissão
Após decisão judicial, aparelho que mantinha menino britânico é desligado