• Carregando...
Cidade de Gonaives está coberta por lama: resultado da passagem de furacões pelo Haiti | Eduardo Munoz / Reuters
Cidade de Gonaives está coberta por lama: resultado da passagem de furacões pelo Haiti| Foto: Eduardo Munoz / Reuters

O presidente do Haiti, René Préval, pediu nesta terça-feira (23) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ajuda do Brasil para a construção de uma barragem no país. Os dois presidentes se reuniram nesta terça na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, já foi feito um destaque orçamentário para a realização do projeto executivo da obra. O ministro disse que há interesse do Brasil em financiar a obra.

O nosso engajamento com o Haiti é muito grande, em várias áreas. Inclusive a presença do Brasil [no Haiti] tem arrastado uma maior presença de outros países, inclusive os desenvolvidos, disse Amorim.

O presidente Lula, segundo Amorim, também se dispôs a ajudar na construção de uma estrada, que será financiada parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O ministro revelou que o presidente poderá visitar o Haiti em breve, para ver de perto os estragos provocados recentemente por furacões.

Já demos uma ajuda de US$ 100 mil, já mandamos alimentos, mas vamos ver o que mais eles necessitam, disse Amorim.

Os dois presidentes também conversaram sobre o interesse de empresários brasileiros do setor têxtil em investir no Haiti. O assunto já havia sido tratado nesta segunda (22) em uma reunião entre Amorim e a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.

Na tarde desta terça, Lula também se encontrou com o novo presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari. Ele convidou Lula para visitar o seu país, o que pode acontecer no ano que vem.

Segundo Amorim, o comércio entre os dois países já é significativo, em torno de US$ 200 milhões por ano.

Lula também se reuniu com o presidente de Senegal, Abdoulaye Wade. Os dois presidentes trataram da cooperação na área agrícola, que poderá ser tema de um evento empresarial brasileiro voltado para a África, em Dakar, no primeiro semestre do próximo ano.

Ainda nesta terça, Amorim vai se encontrar com a secretária norte-americana de Comércio Exterior, Susan Schwab. O tema da reunião deverá ser a retomada da Rodada Doha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]