Neste domingo (31), autoridades pediram a centenas de milhares de haitianos que estão vivendo nos campos de refugiados para buscar abrigo melhor enquanto o Furacão Tomas atravessava o Caribe, com o Haiti potencialmente em seu caminho.
Tomas perdeu um pouco de força voltando à categoria 1 depois de arrancar telhados e derrubar árvores e linhas elétricas em várias pequenas ilhas do Caribe. A tempestade deve manter a força na segunda-feira, disse o centro nacional de observação de furacões dos Estados Unidos.
As previsões indicam que Tomas ganhará força na terça-feira e vai tornar-se um furacão de categoria 3 ou 4 justo quando passar ao sul da República Dominicana e do Haiti, onde mais de um milhão de sobreviventes do devastador terremoto de 12 de janeiro ainda vivem em acampamentos de refugiados.
Sob alguns modelos do caminho do furacão, Tomas pode virar para o norte e ir em direção ao Haiti até sexta-feira. Outras projeções preveem que o furacão vai mudar seu curso mais a leste na República Dominicana ou até ir para o oeste em direção à Jamaica.
Tomas, o décimo-segundo furacão do ano, estava mantendo velocidades de 150km por hora, segundo o centro de observações de furacões em Miami.
No Haiti, o governo e grupos de ajuda internacionais já lutam contra uma epidemia de cólera que já matou mais de 330 pessoas e deixou outras 4.700 doentes.
Autoridades estavam pedindo aos haitianos nos acampamentos para deixarem a área enquanto Tomas atravessava o Mar do Caribe, tentando encorajá-los a irem para as casas de amigos ou familiares.
"Estamos pedindo uma retirada voluntária, em especial nos acampamentos", disse Alta Jean-Baptiste, o diretor da secretaria de proteção civil do Haiti. "Temos planos de retirar os acampamentos mas não vamos esvaziar todos."
Deixe sua opinião