• Carregando...

O grupo xiita libanês Hezbollah criticou nesta sexta-feira (22) "o discurso complacente" do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com Israel e rejeitou sua chamada para que o mundo considere esta organização como terrorista.

Em comunicado, o movimento considerou ironicamente que "o discurso complacente de Obama na entidade sionista (Israel) não teria sido correto sem atacar a Resistência (braço armado do Hezbollah)".

Ontem, Obama fez um pedido para que o mundo considere o Hezbollah uma organização terrorista, em uma alocução perante 500 jovens israelenses em Jerusalém.

"Todo país que avalie a justiça deve reconhecer o Hezbollah como o que realmente é, uma organização terrorista", afirmou Obama, que na quarta-feira iniciou uma visita pela região por Israel e Palestina, e que acabará na Jordânia, onde chegará na tarde desta sexta.

O grupo xiita condenou categoricamente "as posturas americanas com relação aos projetos sionistas, o que transformam Washington em partícipe total dos crimes do inimigo".

O Hezbollah assinalou que ditas posturas "mostram a inutilidade de apostar por iniciativas negociadoras e sublinham a correta opção da resistência".

Em sua opinião, a visita do presidente dos Estados Unidos é a culminação de uma etapa de cooperação profunda e total com Israel, país o qual apoia "em suas políticas inimigas criminosas contra o direito dos palestinos e os povos da região".

"As declarações de Obama não concedem nenhum peso aos Governo árabes e islâmicos e negam os direitos básicos do povo palestino, além de respaldar o projeto sionista na Palestina mediante uma tentativa de impor condições e ditados aos países árabes", acrescenta a nota.

Com essa atitude, Hezbollah acredita que Washington quer que os estados árabes aceitem "a entidade inimiga como um estado netamente judeu".

O EUA mantêm o Hezbollah em sua lista de organizações terroristas desde 1995, após uma série de ataques antiamericanos, como o bombardeio da embaixada dos EUA e o quartel dos Marines em Beirute na década dos 80.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]