Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reino Unido

Homem invade tribunal e chama Tony Blair de "criminoso de guerra"

Aos gritos, o indivíduo acusou Blair de "criminoso de guerra" por ter coordenado a invasão do Iraque, em 2003

Imagem de tevê  mostra homem invadindo tribunal durante depoimento do ex-premiê Tony Blair | REUTERS/POOL via Reuters TV
Imagem de tevê mostra homem invadindo tribunal durante depoimento do ex-premiê Tony Blair (Foto: REUTERS/POOL via Reuters TV)

Um homem invadiu nesta segunda-feira o tribunal em que o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair prestava depoimento na comissão Leveson, que investiga os casos de escutas telefônicas ilegais na imprensa do país.

Aos gritos, o indivíduo acusou Blair de "criminoso de guerra" por ter coordenado a invasão do Iraque, em 2003.

Os policiais presentes no Royal Courts Of Justice tiveram que retirar o homem do tribunal com o uso da força.

O incidente aconteceu cerca de duas horas depois do ex-chefe do governo trabalhista começar seu depoimento sobre a relação entre os meios de comunicação e os políticos.

A identidade do invasor não foi revelada. Enquanto o ex-primeiro-ministro testemunhava, dezenas de ativistas se reuniram nas portas do tribunal com cartazes nas quais se liam mensagens que criticavam Blair e pediam a volta das tropas britânicas do Afeganistão.

A chamada comissão Leveson analisa os padrões éticos do jornalismo britânico após o escândalo das escutas ilegais do extinto "News of the World", propriedade de Rupert Murdoch, com quem Blair manteve uma relação muito estreita.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.