• Carregando...
Homem  suspeito de sequestro deixa o avião | Behrouz Mehri/AFP
Homem suspeito de sequestro deixa o avião| Foto: Behrouz Mehri/AFP

O homem que nesta terça-feira (29) sequestrou um avião da companhia Egypt Air e o desviou ao aeroporto de Lárnaca, no Chipre, foi detido.O Ministério das Relações Exteriores do Chipre anunciou em seu Twitter que o suspeito foi identificado como Seif Eldin Mustafa.

“O homem acaba de ser detido”, disse Nikos Christodoulides no Twitter depois que os últimos passageiros saíram sãos e salvos do avião.

Um avião da companhia aérea EgyptAir, que viajava entre Alexandria e Cairo, foi sequestrado na manhã desta terça-feira. Desviada de sua rota, a aeronave pousou no Chipre, entre receios de um novo atentado na região.

Durante as negociações para a soltura dos reféns, o governo do Chipre anunciou, no entanto, que o sequestro do avião não estava relacionado ao terrorismo.De acordo com as autoridades egípcias, o homem ameaçou a aeronave dizendo ter explosivos, o que não havia sido confirmado.

Em seu Twitter, a EgyptAir disse que todos os passageiros foram libertados. Havia 81 pessoas na aeronave, incluindo 21 estrangeiros, de acordo com o Ministério da Aviação Civil.

Motivos

Os motivos que levaram ao sequestro ainda são incertos. Durante as negociações de soltura dos reféns, Mustafa teria pedido para se encontrar com oficiais da União Europeia ou para ir a outro aeroporto, segundo disse o primeiro ministro do Egito Sherif Ismail, que também acrescentou que o sequestrador é egípcio.

“Em alguns momentos ele pedia para se encontrar com representantes da União Europeia, e em outros ele pedia para ir a outro aeroporto, mas não havia nada de muito específico”, ele disse.

Circulavam durante a manhã informações desencontradas a respeito do incidente. Uma rádio do Chipre, por exemplo, afirmou que o sequestrador tinha possivelmente razões pessoais para o crime, pois sua ex-mulher mora no país. Ele teria pedido que uma carta, em árabe, fosse entregue a ela. A mídia do Chipre também informou, paralelamente, haver motivação política no sequestro, citando uma suposta exigência para a soltura de prisioneiros no Egito.

Anteriormente a mídia egípcia havia identificado o sequestrador como Ibrahim Samada, com nacionalidade do país. Também havia informações de que ele era líbio, e relatos sugeriam que ele não sabia falar árabe.

No meio-tempo, o aeroporto de Lárnaca, no sul do Chipre, cancelou todos os pousos e decolagens ali.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]