• Carregando...
Mãe segura bebê num centro de emergência: crianças estão sendo analisadas, com suspeita de terem bebido leite com o químico melamina | Bobby Yip / Reuters
Mãe segura bebê num centro de emergência: crianças estão sendo analisadas, com suspeita de terem bebido leite com o químico melamina| Foto: Bobby Yip / Reuters

Uma segunda criança de Hong Kong foi diagnosticada com pedra nos rins depois de ingerir o leite contaminado da China, disseram autoridades da ilha, em meio ao agravamento do escândalo de segurança alimentar. Num comunicado divulgado na noite desta segunda-feira (22), o Centro para Proteção à Saúde de Hong Kong informou que um menino de quatro anos está recebendo tratamento num hospital depois de ter bebido produtos derivados do leite com a substância química melamina.

O garoto nasceu no sul de Hong Kong mas mora na China, e seu quadro de saúde é estável, de acordo com o comunicado. O hospital também atendeu 63 pessoas de menos de 17 anos que disseram ter consumido produtos com o leite adulterado, mas nenhum dos casos exigiu hospitalização. Outras 80 pessoas se queixaram de sintomas de cálculo renal depois de beber o leite contaminado. "Elas foram aconselhadas a buscar atendimento médico o mais breve possível para se certificar de que não estão sofrendo de doença renal", afirmou um porta-voz do governo.

A melamina, geralmente usada na fabricação de plásticos, foi encontrada em alimentos à base de leite, deixando pelo menos 54 mil crianças doentes na China, segundo as autoridades locais. A substância faz o leite parecer cheio de proteínas, mas pode ser fatal se consumida em grandes quantidades.

Quatro crianças morreram na China após a ingestão do leite contaminado e no último final de semana o incidente ultrapassou as fronteiras da China continental, com a divulgação do primeiro caso de criança com sintomas de contaminação em Hong Kong. A notícia de que uma menina de três anos havia apresentando sintomas de cálculo renal levou famílias preocupadas a uma corrida aos hospitais da cidade.

Nesta terça-feira, o governo de Macau informou que um bebê de 1 ano e quatro meses estava com pedra nos rins. A criança teria sido alimentada com leite da marca Nestlé produzido na China. A empresa divulgou nota afirmando que seus produtos são seguros e não estavam contaminados com melamina. Segundo o comunicado governamental, o bebê havia consumido leite em pó Nestlé produzido na província de Heilongjiang, no noroeste chinês.

"Descontrole"

O ministro da Agricultura, Sun Zhengcai, disse em uma reunião com autoridades para discutir o caso que o produto proibido havia sido adicionado em pequenas empresas do setor. "O processo de compra de leite está basicamente fora de controle", admitiu Sun, de acordo com um resumo das discussões divulgado pelo site do ministério.

Segundo o governo, a melamina foi encontrada em um doce sabor morango da marca Four Seas, produzido por uma empresa de Hong Kong. Também foi detectado o produto em balas White Rabbit, produzidas na região continental. Autoridades de Cingapura detectaram a substância nas mesmas balas.

O escândalo veio à tona há duas semanas. Pelo menos oito países da Ásia baniram ou impuseram restrições aos produtos lácteos vindos da China. A União Européia também pediu que as autoridades do setor examinem com cuidado os alimentos importados do país. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]