• Carregando...
O ministro de Exteriores húngaro, Peter Szijjarto (esq.), e o porta-voz do governo, Zoltan Kovacs, anunciam a construção do “muro da Hungria” | NOEMI BRUZAK/EFE
O ministro de Exteriores húngaro, Peter Szijjarto (esq.), e o porta-voz do governo, Zoltan Kovacs, anunciam a construção do “muro da Hungria”| Foto: NOEMI BRUZAK/EFE

O governo conservador nacionalista da Hungria anunciou nesta quarta-feira (17) os preparativos para construir uma cerca de quatro metros de altura ao longo de sua fronteira com a Sérvia, para conter a imigração ilegal.

“A Hungria não pode esperar mais”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Péter Szijjártó, em entrevista à imprensa, que detalhou que a cerca de alambrado terá 175 quilômetros de extensão.

Com 53 mil pessoas, a Hungria é um dos países europeus que mais imigrantes ilegais registrou neste ano, a maioria vindos do Oriente Médio e Kosovo.

Fotógrafo capta parques de diversão abandonados e assombrosos nos EUA

O fotógrafo e artista norte-americano Seph Lawless lançou um interessante livro sobre parques de diversão abandonados.

Leia a matéria completa

Szijjártó acrescentou que o governo ordenou ao Ministério do Interior tomar as medidas de preparação daqui até 24 de junho, embora não especificou quando será iniciada a construção.

“A Hungria não fere nenhuma de suas obrigações legais, nem acordos internacionais”, destacou o ministro, lembrando que outros países da UE também “defendem suas fronteiras” com alambrados.

Szijjártó se referiu às fronteiras de Grécia e Bulgária com a Turquia e acrescentou que “também cidades espanholas no norte da África se defendem assim frente à pressão migratória”.

O ministro disse que em nível europeu “o caminho rumo à solução parece ser longo”, ao mesmo tempo que advertiu que “a Hungria não pode esperar mais” por ser “o país mais afetado na UE”.

O governo húngaro lançou há várias semanas uma controversa campanha contra a imigração.

Primeiro enviou a todas as famílias do país um questionário no qual pede a opinião cidadã sobre a imigração ilegal, com perguntas que -- segundo os críticos -- sugerem uma vinculação direta entre este fenômeno e o terrorismo.

Além disso, foram colocados nas ruas cartazes em idioma húngaro nos quais adverte aos imigrantes que devem respeitar a cultura e as leis do país, e que não poderão tirar o trabalho dos residentes locais.

Os países da UE discutem há semanas como conter a onda migratória desde África e o Oriente Médio, que chega ao continente através do Mediterrâneo e através dos Bálcãs.

O controverso primeiro ministro húngaro, Viktor Orbán, qualificou como “uma loucura” a proposta comunitária de criar um sistema de cotas para repartir melhor entre os países os imigrantes que buscam asilo político na Europa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]