• Carregando...

Principais casos

Denúncias de abuso sexual envolvendo membros da Igreja aumentaram em 2010.

mai.2006 – Vaticano obriga Marcial Maciel, fundador dos Legionários de Cristo, a deixar suas responsabilidades sacerdotais após investigar várias denúncias de abusos sexuais apresentadas por antigos membros da congregação.

nov.2009 – Relatório revela que o arcebispo de Dublin (Irlanda) escondeu abusos cometidos por sacerdotes a centenas de crianças durante décadas.

jan.2010 – Em Berlim, o reitor do colégio jesuíta Canisius reconhece que alguns alunos sofreram abusos sexuais nas décadas de 1970 e 1980; trata-se da primeira denúncia envolvendo congregações alemãs.

1º.mar.2010 – Na Holanda, a ordem dos salesianos de Don Bosco abre investigação sobre supostos abusos sexuais infligidos a alunos de um internato na região de Arnhem nos anos 1960.

05.mar.2010 – Revelações de dois casos e de denúncias de abusos contra o coral de meninos de Ratisbona (Baviera), dirigido durante 30 anos pelo irmão do Papa Bento XVI, o monsenhor Georg Ratzinger.

16.mar.2010 – Vaticano reconhece a existência, no Brasil, de acusações contra sacerdotes por abusos sexuais.

20.mar.2010 – Em carta pastoral dirigida aos católicos irlandeses, Bento 16 expressa "vergonha’’ e "remorso’’ de toda a Igreja pelos atos pedófilos, e criticou o episcopado local. Seis bispos apresentaram sua demissão; quatro delas foram aceitas.

25.mar.2010 – O jornal The New York Times acusa Bento XVI de ter ocultado, no passado, um sacerdote americano acusado de ter maltratado cerca de 200 crianças em uma escola de Winsconsin.

23.abr.2010 – Bispo de Brujas (Bélgica), Roger Vangheluwe, reconhece ter abusado sexualmente de seu sobrinho.

02.jun.2010 – A Conferência Episcopal Suíça dá conta de 104 vítimas de abusos sexuais declaradas desde janeiro.

15.jul.2010 – Vaticano endurece suas regras em matéria de luta contra a pedofilia, introduzindo procedimentos mais ágeis para os casos mais urgentes e aumentando de 10 para 20 anos a duração da prescrição dos casos.

10.set.2010 – Igreja Católica da Bélgica publica cem testemunhos de vítimas de sacerdotes – de quase 500 reconhecidos – e revela 13 casos de suicídio.

Fonte: Folhapress

Bruxelas, Bélgica - A Igreja Católica da Bélgica reconheceu ontem os "erros do passado" na gestão dos casos de abuso sexual de crianças por padres e prometeu ajuda às vítimas.

Três dias depois da publicação do relatório de uma comissão formada pela Igreja, que constatou 475 denúncias por abusos sexuais e o suicídio de 13 vítimas desde os anos 60, o arcebispo de Malinas-Bruxelas, André Leonard, concedeu uma entrevista a jornalistas. "Desejamos tirar as lições necessárias dos erros do passado. Quere­­mos nos comprometer para uma disponibilidade máxima às vítimas", afirmou o principal responsável da Igreja Católica belga.

No entanto, Leonard reconheceu que o problema e as emoções geradas são "de tal tamanho que é impossível apresentar hoje uma proposta detalhada".

Por enquanto, a Igreja Católica prevê a criação de um "centro de cura e reconciliação das vítimas", que contará com vários especialistas.

O bispo de Amberes, Johan Bon­­­­ny, disse ainda, segundo o jornal El Pais, que a Igreja vai co­­laborar o máximo possível com a Pro­­mo­­toria e o Ministério de Jus­­tiça nos casos de padres sujeitos a pu­­nição.

Estes, contudo, são uma exceção já que, como o próprio Leo­­nard lembrou, a maioria são casos antigos, que remontam aos anos 60, e que já prescreveram do ponto de vista penal. O bispo, contudo, pediu aos autores de abusos que ainda não prescreveram que "se denunciem".

Leonard falou ainda do caso do ex-bispo da diocese de Bruges, Ro­­ger Vangheluwe, destituído pelo papa em abril após reconhecer que tinha abusado sexualmente de seu sobrinho menor de idade.

Ele disse que o Vaticano tomará uma decisão em breve sobre a possível expulsão de Vangheluwe da Igreja.

Reação

Em reação ao relatório belga que apontou 475 denúncias de pedofilia e 13 suicídios nos anos 60, mais o reconhecimento da Igreja a respeito dos abusos, o Papa Ben­­to XVI expressou "dor", disse o Vaticano.

As declarações do pontífice em função das revelações sobre a magnitude dos escândalos de pedofilia na Igreja belga nas últimas décadas foram reveladas a um canal de televisão da Bélgica pelo porta-voz do Vaticano, Fe­­derico Lombardi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]