• Carregando...

A Igreja Ortodoxa Copta do Egito deixará nas mãos de um menino no domingo (4) a escolha, por sorteio entre três postulantes, de seu 118º patriarca, uma cerimônia marcada por um protocolo solene e que é considerada o reflexo de uma escolha divina.

A cerimônia da comunidada cristã mais importante do Oriente Médio acontecerá na catedral de São Marcos no Cairo, sede da igreja, cujo líder Shenuda III morreu em março, aos 88 anos.

O processo contempla uma pré-seleção de três candidatos por voto secreto em um conselho de quase 2.500 pessoas, pertencentes ao clero e fiéis laicos.

Os candidatos são os bispos Rafael, 54 anos, do Cairo, e Tawadros, 60 anos, de Beheira (delta do Nilo), e um monge, o padre Rafael Ava Mina, de 70 anos.

A eleição final ficará nas mãos de de um menino com idade entre cinco e oito anos durante a cerimônia de domingo, chamada de "sorteio do altar".

Confiar a escolha final a uma criança aconteceu no passado, foi interrompido e retomado em 1957, ano em que o processo foi codificado. Foi aplicado duas vezes (Cirilo VI em 1959 e Shenuda III em 1971), explicou à AFP o bispo Morcos de Shubra el-Jeima, ao norte do Cairo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]