• Carregando...

Além dos 180 milhões de brasileiros, a imprensa estrangeira também estava de olho no espaço anteontem à noite, acompanhando a ida do primeiro astronauta brasileiro à órbita da Terra.

A agência espanhola EFE, sob o título "Brasil vibra com o lançamento ao espaço de seu primeiro astronauta", disse que a decolagem da nave Soyuz "paralisou por alguns minutos o Brasil, que acompanhou ao vivo o histórico acontecimento pelos canais de TV". Segundo a agência, o lançamento "conseguiu a façanha de interromper até as transmissões das partidas de futebol, um esporte quase sagrado para os brasileiros". Já a inglesa Reuters disse que "convidados brasileiros na base bateram palmas, riram e soltaram gritos de encorajamento quando a nave saiu com segurança da atmosfera", alguns deles agitando bandeiras verde-amarelas.

Em seu site na internet, o diário argentino "El Clarín" disse que Pontes levou "uma camiseta da seleção com a esperança de que o Brasil ganhe a Copa", fato também mencionado pela agência de notícias americana AP.

Já a rede inglesa BBC em seu site lembrou que a ida de Pontes ao espaço ocorre menos de três anos após a explosão de um foguete na Base de Alcântara, no Maranhão, que resultou na morte de 21 integrantes do programa espacial brasileiro. A rede mencionou as críticas internas no Brasil ao custo da viagem (US$ 10 milhões), com muitos alegando que esse dinheiro poderia ser mais bem utilizado em outras áreas do próprio programa espacial.

O jornal espanhol "El Pais" lembrou que Pontes "é o oitavo ibero-americano enviado ao espaço".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]