• Carregando...
Poster de campanha do futuro primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, em Islamabad, a capital do país | AAMIR QURESHI/AFP
Poster de campanha do futuro primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, em Islamabad, a capital do país| Foto: AAMIR QURESHI/AFP

A eleição do Paquistão em 25 de julho, que levou o ex-astro de críquete Imran Khan ao poder como primeiro-ministro, foi um evento marcante. Ela marcou a segunda passagem pacífica consecutiva do poder de um governo democraticamente eleito para outro em um país onde os golpes são comuns. 

Apesar das alegações de que as forças armadas paquistanesas manipularam a eleição para beneficiar Khan , a maioria dos partidos de oposição aceitou a vitória dele. 

O atleta de 66 anos, que já foi mundialmente famoso, fundou seu partido político, o Pakistan Tehreek-e-Insaf, em 1996, após sua aposentadoria do críquete. Khan tomará posse em meados de agosto com as mais elevadas ambições políticas, depois de duas décadas como parlamentar e chanceler universitário.

Khan agora enfrenta o enorme desafio de governar uma potência nuclear turbulenta de 220 milhões de pessoas, com 39% de pobreza, violência crônica ao longo da fronteira com o Afeganistão e um enorme déficit nacional. E ele deve fazê-lo sob severas restrições orçamentárias e novas restrições constitucionais ao poder do primeiro-ministro. Em minha análise como um estudioso da democracia paquistanesa, Khan tomará posse como um dos primeiros ministros mais fracos em décadas. 

Um retorno ao federalismo 

Khan concorreu com uma plataforma populista e prometeu mudar a vida dos paquistaneses, em particular de seu principal eleitorado, a classe média urbana do Paquistão. Prometeu enfrentar duramente a corrupção do governo, criar 10 milhões de empregos em cinco anos e atrair bilhões de dólares em remessas de dinheiro de imigrantes trabalhando no exterior. 

A economia certamente poderia aproveitar o impulso. Atualmente, o governo aguarda um empréstimo do Fundo Monetário Internacional de até US $ 18 bilhões – o 12° resgate em 30 anos. O Paquistão há muito tem lutado contra uma moeda instável, a arrecadação insuficiente de impostos e uso indevido de recursos do governo. 

Além das atuais restrições financeiras, Khan provavelmente lutará para avançar em sua agenda ambiciosa devido a um novo sistema de distribuição de poder no Paquistão, que prioriza os governos locais. 

Leia também: Partido governista reconhece derrota em eleição no Paquistão; o que está por vir

Como os Estados Unidos ou o Canadá, o Paquistão tem um sistema do governo federal. A Constituição de 1973 deu às quatro províncias do Paquistão uma autonomia significativa para administrar seus próprios assuntos, enquanto o governo federal gerencia questões nacionais como relações exteriores, defesa e comércio internacional. 

Mas uma série de golpes militares, ditaduras e leis marciais centralizaram o poder no nível federal. Por décadas, os líderes nacionais do Paquistão exerceram um poder quase ilimitado sobre educação, saúde, agricultura e outras importantes questões políticas. 

Buscando melhorar a democracia no Paquistão, dando aos cidadãos mais controle local sobre as políticas que afetam suas vidas diárias, o Parlamento do Paquistão em 2010 emendou a Constituição para devolver o poder às quatro províncias do Paquistão. A 18ª emenda deu aos governos provinciais controle sobre a políticas relacionadas às mudanças climáticas, bem-estar social, educação, saúde, agricultura e educação e desenvolvimento juvenil. 

Os novos deveres vieram com uma maior dotação orçamentária às províncias. Hoje, o governo federal controla apenas 48% do orçamento nacional do Paquistão . 

O enigma financeiro de Khan 

Isso deixa Khan, o primeiro primeiro-ministro eleito desde que a 18ª emenda entrou em vigor em 2015, em um sério aperto financeiro. 

O serviço da dívida com os credores internacionais do Paquistão ocupa cerca de 30% do orçamento federal. Os gastos militares e com defesa, 20% . E cerca de 12% vão para administrar os 21 ministérios nacionais do Paquistão e outras agências federais, deixando pouco dinheiro para usar livremente em programas sociais. 

Agora, Khan deve financiar suas promessas ambiciosas - melhores cuidados de saúde, educação e empregos - com metade do dinheiro que seus antecessores. Talvez mais importante, ele não tem a jurisdição política para controlar a política nessas áreas problemáticas. 

Como resultado, o primeiro-ministro eleito terá de contar com os quatro governos provinciais do Paquistão para ajudá-lo a implementar sua ambiciosa agenda eleitoral. 

Colaborando com as províncias 

Isst será fácil na província de Kyber Pakhtunkhwa (Noroeste do país), que é administrada pelo Pakistan Tehreek-e-Insaf (Movimento da Justiça de Paquistão), de Khan. Lá, credita-se a seu partido a melhoria na lei e na ordem, na saúde e na educação nos últimos cinco anos, conseguindo manter os cargos de ministro-chefe provincial e de governador nas eleições de julho. 

Manifestantes protestam em Peshawar, reduto eleitoral de Imran KhanABDUL MAJEED/AFP

Mas duas das quatro províncias do Paquistão, Baluquistão e Sindh (Sul do país), são controladas por partidos da oposição. 

O partido Awami do Baluquistão foi criado em 2017 por desertores do antigo partido no poder, a Liga Muçulmana do Paquistão, que recebeu respaldo dos militares. 

A liderança do Baluquistão não é leal a Khan. Mas, dado que as forças armadas paquistanesas apoiam tanto Khan quanto o partido Awami do Baluquistão, no entanto, suas agendas de defesa podem se alinhar. O Baluquistão compartilha uma fronteira com o Afeganistão e o Irã. 

Khan não tem pontos em comum com o Partido do Povo Paquistanês, de esquerda, que administra a segunda província mais populosa, Sindh. Fundado por um proeminente político paquistanês, o falecido Zulfiqar Ali Bhutto, em 1967, o partido atualmente enfrenta várias investigações de corrupção. 

Leia também: Atentados matam mais de 130 pessoas no Paquistão

Apoiadores do partido dizem que as acusações foram projetadas pela inteligência militar paquistanesa para prejudicar as chances do Partido do Povo do Paquistão nas eleições gerais de julho. As lideranças do partido, até agora, se recusam a trabalhar com o primeiro-ministro eleito para ajudá-lo a formar uma coalizão de governo. 

O maior desafio que Khan enfrenta ao governar o Paquistão, provavelmente, será a província de Punjab (Centro-Norte). A capital, Lahore, é um peso-pesado econômico e cultural no Paquistão. O Punjab abriga 55% da população do país. 

O partido de Khan foi moderadamente bem no Punjab nesta eleição, mas não conseguiu votos suficientes para formar um governo provincial. Como resultado, o Movimento de Justiça do Paquistão de Khan está agora trabalhando para criar uma coalizão de governo lá. 

A aliança que seu partido está montando consiste em cerca de duas dúzias de políticos independentes e desertores de outros partidos, muitos dos quais mudam frequentemente de partidos políticos. 

Resta saber se esses antigos competidores e os que mudam frequentemente de partido podem trabalhar suficientemente bem para administrar a província mais populosa, poderosa e próspera do Paquistão. A lealdade a Khan e sua agenda também não foram testadas. 

A frágil democracia do Paquistão 

Apesar desses obstáculos à governança, Khan fez campanha como alguém que acreditava que teria plenos poderes executivos para mudar o futuro do Paquistão. É possível que o primeiro-ministro eleito ainda não entenda como a 18ª emenda restringiu seu papel. 

Depois disso, o federalismo no Paquistão pode estar em perigo. 

Um dos analistas políticos mais influentes do país, Najam Sethi, acredita que Khan tentará revogar a 18ª emenda, quando perceber que agora compartilha um orçamento com quatro governos provinciais. Isto seria um passo atrás para o Paquistão, que procura criar um governo para e para o povo após sete décadas de democracia instável.

*Adnan Rasool é candidato ao programa de doutorado em Ciência Política da Georgia State University (EUA)
©2018 The Conversation. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]