• Carregando...
A fumaça sobe enquanto as chamas sobem durante um incêndio na Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, em 15 de abril de 2019 | Foto: FRANCOIS GUILLOT / AFP
A fumaça sobe enquanto as chamas sobem durante um incêndio na Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, em 15 de abril de 2019 | Foto: FRANCOIS GUILLOT / AFP| Foto: AFP

Um incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, nesta segunda-feira (15). A torre central estava completamente envolta em chamas e uma grande parte do telhado já estava queimada. Nuvens amarelas de fumaça podiam ser vistas ondulando no céu azul. Bombeiros no local bombeavam água de guindastes.

A "Flecha de Notre-Dame", uma grande estrutura que ficava no alto das torres, caiu durante o incêndio. As imagens da queda foram compartilhadas pelas redes sociais.

De acordo com o jornal Telegraph, uma grande operação foi iniciada para conter o fogo, que iniciou por volta das 19h (14h no horário de Brasília). Suspeita-se que a origem do incêndio esteja relacionada a obras de revitalização que estavam sendo feitas na catedral.

Segundo o secretário de Estado do ministério do Interior, Laurent Nunez, não há registros de feridos até o momento. Ele ainda informou que a estrutura que sustenta o telhado da igreja "está sendo devorada pelas chamas".

O perímetro em torno da Île de la Cité, onde fica a catedral, foi isolado por policiais. Na ponte Saint Michel, a 100 metros da torre, centenas de pessoas tiravam fotos e faziam vídeos por volta das 19h50, quando as chamas ainda aparentavam estar fora de controle. A reportagem cruzou com ao menos duas que choravam copiosamente.

Por volta das 20h20 (15h20 no Brasil), quando a reportagem conseguiu ter acesso à praça em frente à catedral, o fogo parecia estar mais controlado, mas muita fumaça ainda saía da porção central do teto da construção.

Despejo de água por aviões é descartado

Segundo o jornal francês Le Figaro, cerca de 400 bombeiros estão mobilizados para o combate às chamas. A Direção Geral da Segurança Civil da França descartou a possibilidade do despejo de água por aviões para extinguir o incêndio, pelo risco de destruição do prédio."A queda de água do ar neste tipo de edifício poderia levar ao colapso de toda a estrutura", informou o departamento pelo Twitter.

Coroa de espinhos está salva

Uma das principais relíquias da catedral de Notre-Dame, a Coroa de Espinhos está salva do incêndio que consome o prédio histórico, segundo o Patrick Chauvet, sacerdote responsável pela catedral.

A Coroa de Espinhos, segundo a crença católica, é a que os soldados romanos teriam colocado na cabeça de Jesus Cristo antes da crucificação.

Foto de abril de 2017 mostra a Coroa de Espinhos, uma relíquia da Paixão de Cristo na Catedral de Notre Dame, em Paris. Foto: Philippe Lopez / AFP
Foto de abril de 2017 mostra a Coroa de Espinhos, segundo a fé cristã, uma relíquia da Paixão de Cristo na Catedral de Notre Dame, em Paris. Foto: Philippe Lopez / AFP

Os bombeiros também disseram à Reuters que as duas torres da catedral de Notre-Dame se salvaram do incêndio, e que um bombeiro ficou gravemente ferido durante o trabalho de combate às chamas.

Um drone da polícia francesa fez uma imagem aérea do incêndio na noite desta segunda-feira, enquanto centenas de bombeiros ainda combatiam as chamas:

"O pior foi evitado"

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse em um pronunciamento aos franceses e à imprensa que "o pior foi evitado". Macron garantiu que a catedral será reconstruída. "É isso o que os franceses esperam; é isso o que a História merece", afirmou. Ele acrescentou que uma campanha internacional de arrecadação de fundos será lançada.

Segundo o jornal britânico The Guardian, uma investigação preliminar aponta que o fogo começou acidentalmente.

Bombeiros em Paris disseram que salvaram a estrutura principal da catedral de Notre-Dame do colapso. "Agora acreditamos que as duas torres de Notre-Dame foram salvas", disse o chefe dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, a repórteres. "Consideramos agora que a estrutura principal da Notre-Dame foi salva e preservada."

Monumento mais visitado da Europa

O icônico edifício no centro da cidade é o monumento mais visitado de Paris, com mais de 12 milhões de visitantes por ano - quase o dobro das pessoas que visitam a Torre Eiffel.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que "um incêndio terrível está em curso na Catedral de Notre-Dame, em Paris". Segundo ela, os bombeiros estão tentando controlar as chamas.

"Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança", concluiu ela.

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que cancelou um discurso que faria mais tarde em razão do incêndio.

No Twitter, o presidente francês declarou que está triste em ver "parte de nós todos queimar".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu o uso de aviões de combate à incêndio para acabar com as chamas na catedral. "Tão horrível ver o enorme incêndio na Catedral de Notre-Dame em Paris... Devem agir rapidamente", disse.

Mais informações em breve.

Com informações do Washington Post e da Folhapress.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]