• Carregando...
O presidente Asif Ali Zardari teria recebido ameaça por telefone | Osman Orsal/Reuters
O presidente Asif Ali Zardari teria recebido ameaça por telefone| Foto: Osman Orsal/Reuters

Nova Délhi - O ministro das Relações Exteriores da Índia, Pranab Mukherjee, acusou ontem o Paquistão de tentar desviar a atenção de sua provável nos ataques de Mumbai, ao propagar uma história sobre uma ligação falsa ao presidente do Paquistão. O telefonema teria provocado tensão diplomática.

O jornal paquistanês Dawn informou no último sábado que o Paquistão colocou suas forças em alerta depois de um telefonema de alguém fingindo ser o ministro das Relações Exteriores da Índia a ameaçar o presidente paquistanês Asif Ali Zardari enquanto os ataques ainda estavam acontecendo.

Mukherjee, em comunicado, disse que a ligação Ali Zardari jamais ocorreu. "Só posso atribuir essa mentira àqueles no Paquistão que querem desviar a atenção do fato de um grupo terrorista, que saiu de território paquistanês, ter planejado e realizado um horrível ataque a Mumbai."

Segundo autoridades paquistanesas, o número telefônico oficial do tal telefonema ameaçando Asif Ali Zardari foi verificado como sendo do Ministério das Relações Exteriores da Índia.

O governo indiano nega e pede que Islamabad tome atitudes firmes quanto ao que chama ser o mais recente ataque de militantes anti-indianos originado em solo paquistanês. As autoridades paquistanesas decidiram ontem que só enviarão funcionários das agências de inteligência, incluindo integrantes do serviço secreto, quando quando receberem "provas concretas" da identidade dos terroristas responsáveis pelos ataques terroristas da semana passada em Mumbai, que deixaram 172 mortos.

A decisão foi tomada durante um encontro entre o primeiro-ministro paquistanês, Yousef Raza Guilani, o ministro de Assuntos Exteriores, Shah Mehmood Qureshi, o ministro da Defesa, Ahmed Mukhtar, o chefe do Exército, general Ashfaq Pervez Kiyani, e o chefe do serviço secreto (ISI), general Ahmed Shuja Pasha. A reunião foi convocada para discutir a situação de segurança interna do país e a relação, cada vez mais tensa, com a Índia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]