• Carregando...
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, anunciou missão que conseguiu derrubar um satélite em órbita, em 27 de março de 2019 | Foto: NARINDER NANU/AFP| Foto:

A Índia se tornou o quarto país do mundo a derrubar um satélite de órbita baixa com um míssil, segundo anunciou o primeiro-ministro Narendra Modi nesta quarta-feira (27). Até agora apenas Estados Unidos, China e Rússia haviam realizado a proeza tecnológica.

A missão Shakti tinha como objetivo testar um sistema antissatélite (Asat) de fabricação nacional. Ela durou apenas três minutos e o alvo foi destruído em sua órbita a 300 quilômetros acima da terra. Modi disse que este foi um "momento de orgulho" para a Índia e explicou que a missão teve apenas propósitos defensivos.

Leia também: Estados Unidos anunciam plano para criar força militar espacial

"Não somos apenas capazes de defender em terra, água e ar, mas agora também no espaço", disse Modi, observando que a tecnologia foi desenvolvida nacionalmente. O primeiro-ministro também disse que o feito colocou a Índia entre as superpotências do espaço.

O teste bem-sucedido surge em meio a preocupações mais amplas sobre a prontidão das forças armadas indianas para as batalhas de hoje. Recentemente, ele enfrentou o Paquistão em sua primeira batalha aérea em décadas, colocando em campo aviões muito mais antigos que seu rival.

Saiba também: Quem é o piloto que pode ter evitado uma guerra entre Índia e Paquistão

O parlamento emitiu um relatório em março de 2018 que lamentava o estado das forças armadas, observando que normalmente apenas um terço do equipamento militar deveria estar na categoria mais antiga, "vintage".

"Até onde sabemos, 68% dos nossos equipamentos estão na categoria vintage, com apenas cerca de 24% no atual, e 8% na categoria de ponta", disse o relatório do comitê parlamentar, citando oficiais militares de alta patente.

Os Estados Unidos testaram pela primeira vez os mísseis antissatélites em 1958, enquanto a China o fez em 2007.

O último feito demonstra as crescentes ambições e a pegada da Índia no espaço, onde a vizinha China é vista como dominante. No ano passado, o governo reservou um orçamento de US$ 1,43 bilhão para a primeira missão tripulada do país ao espaço até 2022. A organização de pesquisa espacial pretende mandar uma equipe de três membros para o espaço por uma semana.

Leia também: Ao chegar ao lado oculto da Lua, China se torna potência espacial

No começo de 2014, a Índia havia se tornado o quarto país a enviar um satélite para Marte. Custou US$ 74 milhões, menos que o orçamento do filme espacial "Gravity".

O anúncio acontece em um momento em que Modi busca a reeleição. As eleições gerais no país, que começam em 11 de abril, levarão 900 milhões de pessoas às urnas. O resultado deve ser divulgado em 23 de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]