i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Missão espacial

Índia lança maior foguete de sua história e testa módulo para tripulantes

Foguete transportou um módulo para tripulantes vazio, que foi liberado a 125 quilômetros de altura

  • PorEstadão Conteúdo
  • 18/12/2014 09:34
Foguete foi lançado nesta quinta-feira (18) de Sriharikota, no sul da Índia | Indian Space Research Organisation/Efe
Foguete foi lançado nesta quinta-feira (18) de Sriharikota, no sul da Índia| Foto: Indian Space Research Organisation/Efe

A Índia anunciou nesta quinta-feira (18) o lançamento do maior foguete já construído pelo país e o sucesso do teste de reentrada na atmosfera terrestre de um módulo capaz de levar uma tripulação ao espaço.

A Organização de Pesquisa Espacial Indiana informou que o foguete de 630 toneladas foi lançado de Sriharikota, no Estado de Andhra Pradesh, sul do país.

O foguete transportou um módulo para tripulantes vazio, que foi liberado a 125 quilômetros de altura. O módulo, projetado para levar de dois a três astronautas, pousou no Golfo de Bengala, informou K. Radhakrishnan, presidente da organização. Segundo ele, a missão marca "um dia muito significativo para a história espacial indiana". Mas especialistas dizem que levará anos até que a Índia envie astronautas para o espaço.

Em setembro, a Índia passou a integrar um seleto grupo de países, quando colocou uma espaçonave guiada na órbita de Marte. Apenas os Estados Unidos, a ex-União Soviética e a Agência Espacial Europeia haviam conseguido fazer isso antes.

A Índia, que luta para se tornar um integrante do bilionário mercado espacial, tem lançado satélites leves nos últimos anos, mas enfrentou problemas com naves mais pesadas.

O especialista espacial Pallava Bagla disse que o foguete recém-lançado vai dobrar a capacidade do que a Índia consegue levar para o espaço para de 4 toneladas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.