• Carregando...

O Exército da Índia matou nesta quinta-feira um soldado paquistanês que entrara na área sob seu controle na região em disputa da Caxemira, informaram hoje à Agência Efe fontes militares dos dois lados.

O incidente ocorreu durante a tarde de ontem na zona de Nowshera, na chamada Linha de Controle, segundo explicou um porta-voz das Forças Armadas indianas, o coronel Jagdip Dahiya.

"Uma pessoa vestida com uniforme militar e armada cruzou nosso território e disparou contra nossas tropas. Ele feriu dois soldados antes de ser abatido. Estamos identificando-o, mas o Paquistão confirmou que é um soldado seu", explicou Dahiya.

Consultado pela Efe, um porta-voz do Exército paquistanês, o coronel Abid Ali Askari, argumentou que "aparentemente" o militar "se perdeu dentro de território controlado pelos indianos".

"Pedimos às autoridades indianas que nos devolvam o corpo do soldado", acrescentou Askari.

Os diretores gerais de operações militares dos dois países mantiveram uma conversa por telefone na manhã de hoje para abordar o assunto e está previsto que nas próximas horas ocorra um "contato terrestre" na fronteira para a devolução dos restos mortais do soldado.

A morte desse soldado paquistanês aconteceu em meio às primeiras denúncias de violações de cessar-fogo na Caxemira desde uma série de ações armadas no mês passado.

O porta-voz indiano assegurou à Efe que os Exércitos estão optando por manter a "calma" e evitar que esse último incidente provoque uma escalada da tensão.

Aos pés do Himalaia, a Caxemira é a única região da Índia com maioria muçulmana e por isso o Paquistão reivindica sua soberania desde a partilha do subcontinente, realizada em 1947 sob critérios religiosos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]