• Carregando...
A Índia proibiu 59 aplicativos chineses, incluindo o popular Tik Tok, por motivos de segurança e privacidade, semanas após um confronto mortal na fronteira entre as duas potências nucleares
A Índia proibiu 59 aplicativos chineses, incluindo o popular Tik Tok, por motivos de segurança e privacidade, semanas após um confronto mortal na fronteira entre as duas potências nucleares| Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP

O governo da Índia anunciou nesta segunda-feira (29) que 59 aplicativos de dispositivos móveis, a maioria deles da China, estão banidos no país, em meio à escalada de tensões na fronteira entre as duas potências nucleares no Himalaia.

O ministério de Informação e Tecnologia da Índia informou em comunicado que os apps foram banidos por questões de segurança e privacidade, entre outras. Na lista estão os populares TikTok, de compartilhamento de vídeos, o aplicativo de mensagens WeChat e o jogo Clash of Kings.

O comunicado cita preocupações com segurança de dados e privacidade de 1,3 bilhão de indianos. "Os apps foram banidos por conterem elementos que são hostis à segurança nacional e defesa da Índia, o que colide com a soberania e integridade do país e é uma questão de preocupação muito profunda e imediata que requer medidas de emergência", afirma a nota, segundo o Times of India.

Segundo o comunicado, o governo indiano recebeu reclamações de cidadãos sobre a segurança de dados no uso dos aplicativos, e a Equipe de Resposta de Emergência em Computadores também recebeu alegações de quebra de privacidade que teriam impacto em questões públicas.

Ainda deve levar alguns dias para que as lojas virtuais retirem os aplicativos proibidos. A ordem do governo se aplica não apenas para os novos downloads como também para os aplicativos proibidos que já tinham sido baixados. Os usuários que já tinham instalado os programas da lista não conseguirão mais usar os aplicativos, que serão desativados.

"A criação de equipes de gerenciamento locais capacitadas nos países onde a TikTok opera, incluindo a Índia, foi fundamental para o nosso sucesso global. Embora o governo da Índia tenha emitido uma ordem provisória para bloquear 59 aplicativos, a equipe da ByteDance, de cerca de 2.000 funcionários na Índia, está comprometida em trabalhar com o governo para demonstrar nossa dedicação à segurança do usuário e nosso compromisso com o país em geral", disse o TikTok em comunicado enviado à Gazeta do Povo.

"Estamos orgulhosos de fornecer centenas de milhões de usuários na Índia — e em todo o mundo — uma plataforma criativa para suas histórias, performances, educação e, frequentemente, uma maneira de ganhar a vida", completou a empresa.

Histórico

A escalada de tensões entre Índia e China, que culminou com um choque entre tropas na fronteira disputada no Himalaia que deixou 20 indianos e um número desconhecido de chineses mortos, gerou protestos na Índia. Manifestantes foram às ruas pedir o boicote à China, queimando imagens do presidente Xi Jinping e da bandeira chinesa.

Lista dos aplicativos banidos na Índia:

  1. TikTok
  2. Shareit
  3. Kwai
  4. UC Browser
  5. Baidu map
  6. Shein
  7. Clash of Kings
  8. DU battery saver
  9. Helo
  10. Likee
  11. YouCam makeup
  12. Mi Community
  13. CM Browers
  14. Virus Cleaner
  15. APUS Browser
  16. ROMWE
  17. Club Factory
  18. Newsdog
  19. Beutry Plus
  20. WeChat
  21. UC News
  22. QQ Mail
  23. Weibo
  24. Xender
  25. QQ Music
  26. QQ Newsfeed
  27. Bigo Live
  28. SelfieCity
  29. Mail Master
  30. Parallel Space 31. Mi Video Call – Xiaomi
  31. WeSync
  32. ES File Explorer
  33. Viva Video – QU Video Inc
  34. Meitu
  35. Vigo Video
  36. New Video Status
  37. DU Recorder
  38. Vault- Hide
  39. Cache Cleaner DU App studio
  40. DU Cleaner
  41. DU Browser
  42. Hago Play With New Friends
  43. Cam Scanner
  44. Clean Master – Cheetah Mobile
  45. Wonder Camera
  46. Photo Wonder
  47. QQ Player
  48. We Meet
  49. Sweet Selfie
  50. Baidu Translate
  51. Vmate
  52. QQ International
  53. QQ Security Center
  54. QQ Launcher
  55. U Video
  56. V fly Status Video
  57. Mobile Legends
  58. DU Privacy
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]