• Carregando...

Cerca de 150 mil pessoas foram evacuadas na costa leste da Índia neste sábado, por conta do ciclone Hudhud que aumentou sua intensidade, ameaçando devastar terras agrícolas e vilas de pescadores quando atingir a costa na manhã de domingo.

O Departamento Meteorológico da Índia classificou o Hudhud como uma tempestade ciclônica muito severa que poder ter rajadas de 195 km/h e despejar mais de 24,5 cm de chuva quando atingir terra firme.

O Sistema Mundial de Coordenação e Alerta de Desastres (GDACS), gerido pela Organização das Nações Unidas e a Comissão Europeia, prevê que os ventos podem ter picos de velocidade de mais de 212 km/h. Isso faria do Hudhud uma tempestade de categoria 4 capaz de infligir danos "catastróficos".

Cerca de 150 mil pessoas foram evacuadas no Estado costeiro de Andhra Pradesh para edifícios altos, abrigos e centros de assistência, disse uma autoridade de gestão de desastres. Outras 50 mil ainda podem ser removidas por segurança, acrescentou.

Autoridades mais ao norte no Estado de Odisha disseram que estavam monitorando a situação e, se necessário, moveriam 300 mil pessoas em maior risco para abrigos próximos.

"Nós já deslocamos cerca de 10 mil pessoas de áreas baixas e temos planos para evacuar mais de 14 mil ", disse à Reuters o chefe administrativo do distrito costeiro da zona Visakhapatnam, N. Yubaraj.

Visakhapatnam, também conhecida como Vizag, é a maior cidade do Estado de Andhra Pradesh e abriga uma grande base naval indiana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]