• Carregando...
Funcionários das eleições na Indonésia vestidos de super-heróis fazem o registro de eleitores em uma seção eleitoral de Surabaya, 17 de abril. Foto:  Juni Kriswanto / AFP
Funcionários das eleições na Indonésia vestidos de super-heróis fazem o registro de eleitores em uma seção eleitoral de Surabaya, 17 de abril. Foto: Juni Kriswanto / AFP| Foto:

A Indonésia, terceira maior democracia do mundo, foi às urnas nesta quarta-feira (17) para eleger o seu novo presidente, vice-presidente e cerca de 20 mil membros do poder legislativo. O evento é gigantesco: são mais de 193 milhões de eleitores que votam em 800 mil seções eleitorais distribuídas por todas as centenas de ilhas do país.

O candidato que vencer terá que lidar com uma força crescente no país: o conservadorismo islâmico. A disputa está entre o atual presidente indonésio, Joko Widodo, e o general aposentado Prabowo Subianto.

Joko Widodo ganhou as eleições passadas por uma margem estreita. A sua ascensão à Presidência é creditada a seus apoiadores jovens, progressistas e de minorias religiosas, que apoiaram em peso o candidato “outsider” de classe média.

O presidente Joko Widodo, candidato à reeleição, e sua esposa Iriana Joko Widodo votam em Jacarta, 17 de abril. Foto: Dimas Ardian / Bloomberg
O presidente Joko Widodo, candidato à reeleição, e sua esposa Iriana Joko Widodo votam em Jacarta, 17 de abril. Foto: Dimas Ardian / Bloomberg

O presidente, conhecido por seu apelido “Jokowi”, parecia estar no caminho para vencer um segundo mandato, de acordo com a contagem preliminar de votos, com uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre Subianto, um general aposentado que cortejou forças islâmicas nacionalistas e conservadoras durante a campanha.

A aparente vitória de Widodo sobre Prabowo Subianto marcou um raro ponto luminoso em uma região que tem tendência a governos autoritários e centrados em homens fortes.

Mas Prabowo emitiu sua própria declaração de que ele era o legítimo vencedor, conclamando os partidários a garantir que a eleição não seja tirada deles, mesmo que a contagem inicial dos votos tenha sido fortemente favorável a Widodo.

Prabowo Subianto, candidato à Presidência da Indonésia, após uma coletiva de imprensa durante as eleições gerais, em Jacarta, 17 de abril. Foto: ADEK BERRY / AFP
Prabowo Subianto, candidato à Presidência da Indonésia, após uma coletiva de imprensa durante as eleições gerais, em Jacarta, 17 de abril. Foto: ADEK BERRY / AFP

Na Indonésia, uma contagem rápida por várias agências de pesquisa independentes confiáveis ​​é considerada uma medida precisa das eleições e registrou corretamente a vitória de 2014 de Widodo. A contagem oficial de votos no extenso arquipélago pode levar até duas semanas, enquanto as cédulas chegam de locais remotos. As agências independentes calculam os votos a partir de uma amostra representativa das seções eleitorais.

Prabowo não sinalizou seu próximo passo possível, mas sua postura desafiadora levantou a possibilidade de protestos de rua se a vitória de Widodo for confirmada.

Até agora, no entanto, a eleição foi esmagadoramente pacífica e ordeira. Além disso, ressaltou uma importante mudança na Indonésia em direção a eleições democráticas no país de maioria muçulmana mais populoso do mundo, duas décadas depois do fim sangrento do comando autoritário sob o governo do presidente Suharto.

Widodo pediu aos seus apoiadores que aguardassem os resultados oficiais enquanto eles aplaudiam, gritando o seu apelido “Jokowi”, e comemorava a sua reeleição.

"Pelas implicações das pesquisas de boca-de-urna e da contagem rápida, precisamos ter paciência até o cálculo [da autoridade eleitoral]", disse ele.

Widodo estava reunido com seu círculo próximo, incluindo seu companheiro de chapa, o influente clérigo Maruf Amin, e a chefe de seu partido político, a ex-presidente Megawati Sukarnoputri, em um salão de festas no centro de Jacarta, sorrindo enquanto os resultados não oficiais chegavam.

Divisões étnicas e religiosas

A Indonésia teve a sua primeira eleição presidencial em 2004, seis anos após a queda do regime autoritário de Suharto, que durou décadas. O vencedor, Susilo Bambang Yudhoyono, passou uma década no comando. No entanto, o fantasma do clientelismo e da corrupção permaneceu, e Widodo foi considerado uma nova cara na política indonésia quando assumiu o cargo há cinco anos.

Mas as fortes divisões étnicas e religiosas do país vieram à tona desde a prisão em 2017 do ex-governador de Jacarta, Basuki Tjahaja Purnama, um cidadão de etnia chinesa e cristã – uma dupla minoria em um país de maioria muçulmana. Sua suposta ofensa, um gracejo sobre o Alcorão durante um discurso de campanha, custou-lhe um segundo mandato como governador. Seu comentário, que foi amplamente compartilhado online em um vídeo editado, alimentou protestos em massa e galvanizou forças islâmicas conservadoras.

Purnama, também conhecido pelo seu apelido Ahok, era o vice-governador de Widodo quando este ocupou o cargo em 2012.

Para estas eleições, Widodo escolheu o ex-clérigo Maruf Amin como seu vice. Amin é uma figura polarizadora que já fez comentários depreciativos sobre minorias, como chamando a comunidade LGBT da Indonésia de “haram”, ou proibido pela lei islâmica, e pediu a proibição de atividades de um movimento islâmico criticado por líderes muçulmanos conservadores.

A plataforma populista de Prabowo é elaborada para agradar muçulmanos conservadores e nacionalistas. Durante um comício, o candidato declarou que a “pátria da Indonésia está sendo estuprada”. A sua retórica incendiária foi comparada à do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte.

Cantando vitória

Se a vantagem de cerca de 10 pontos percentuais para Widodo se mantiver, seria uma diferença mais confortável do que a da sua vitória de seis pontos em 2014. Os presidentes indonésios são eleitos por voto popular direto.

Mas Prabowo, reprisando um movimento semelhante após sua derrota nas eleições presidenciais em 2014, se recusou a admitir. Em comentários aos repórteres, ele disse que as pesquisas de boca de urna mostram que ele ganhou, e ele contestou os resultados preliminares das pesquisas independentes.

"Eu serei e já me tornei o presidente de todos os indonésios", disse ele em um segundo discurso de vitória na quarta-feira, afirmando que havia vencido 62 por cento dos votos, revisado de sua declaração anterior de tomar 52 por cento antes. "Construiremos uma Indonésia vitoriosa, uma Indonésia justa e próspera, pacífica e uma força importante no mundo".

Para Widodo, a vitória representaria um endosso de sua liderança moderada e estável, que se concentrou no desenvolvimento de infraestrutura e programas de bem-estar para os pobres. Seu rival, Prabowo, de 67 anos, é um tenente-general aposentado e genro de Suharto. Ele foi impedido de entrar nos Estados Unidos por anos por causa de seu histórico de violações a direitos humanos.

Em sua campanha, ele protestou contra os elitistas, prometeu autossuficiência para a Indonésia e prometeu fazer mais pelos pobres. Ele também jogou para uma base de eleitores conservadores islâmicos, prometendo ser um forte defensor da religião.

Mais de 192 milhões de eleitores votaram em 800.000 seções eleitorais espalhadas por centenas de ilhas no arquipélago. As eleições contaram com 6 milhões de funcionários para trabalhar na operação logística gigantesca e espantosa. Todos os modos de transporte, de barco a cavalo, foram usados ​​para transportar urnas.

Mahouts, ou treinadores de elefantes, guiam os animais que transportam materiais para uma seção eleitoral durante a eleição presidencial em Trumon, no sul da província de Aceh, 17 de abril. Foto: Photo by CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP
Mahouts, ou treinadores de elefantes, guiam os animais que transportam materiais para uma seção eleitoral durante a eleição presidencial em Trumon, no sul da província de Aceh, 17 de abril. Foto: Photo by CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP

A eleição foi influenciada pela política de identidade e pelo papel que o Islã deve desempenhar na sociedade e na política indonésias. Apesar da aparente vitória de Widodo, críticos e alguns de seus primeiros apoiadores dizem que o brilho foi apagado do presidente, um ex-vendedor de móveis de 57 anos que saiu da obscuridade política para vencer em 2014.

Nos últimos cinco anos, seus críticos acusam, ele tem sido fraco em questões de direitos humanos e não fez o suficiente para proteger as minorias religiosas, ao invés disso, joga para aqueles que acham que ele não protegerá o Islã na Indonésia ao escolher um clérigo influente como companheiro de chapa. Analistas dizem que ele está tentando atrair os muçulmanos mais moderados, em vez daqueles que querem que o Islã tenha um papel maior na política indonésia.

Rut Ogetay, 34 anos, uma ativista dos direitos das mulheres em Papua, a província mais ao leste da Indonésia e palco de violência frequente em resposta a pedidos de independência, não conseguiu votar em nenhum dos dois candidatos.

"Até o final, os abusos de direitos em Papua nunca terminarão", disse ela. "Jokowi sendo eleito não vai impedir que os abusos contra os direitos humanos sejam perpetrados".

Mulheres indonésias mostram o seu dedo pintado, uma confirmação de que votaram, em frente a uma seção eleitoral, 17 de abril. Foto: ADEK BERRY / AFP
Mulheres indonésias mostram o seu dedo pintado, uma confirmação de que votaram, em frente a uma seção eleitoral, 17 de abril. Foto: ADEK BERRY / AFP

O processo pacífico e às vezes exultante desta quarta-feira, com os eleitores orgulhosamente mostrando os seus dedos mindinhos marcados com tinta e tirando selfies após a votação do lado de fora das seções eleitorais.

Uma eleitora de 48 anos que se identificou apenas como Lydia disse que acreditava que a desagregação das campanhas que usaram a religião estava apenas na superfície. Junto com outros eleitores, ela cantava o hino nacional da Indonésia, "Indonésia Raya", enquanto as pessoas votavam.

"Aqui neste lugar, somos apenas legais uns com os outros. Apenas um pequeno grupo de pessoas é daquele jeito", disse ela, acrescentando que nunca deixou de votar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]