• Carregando...
Imagem mostra militares socorrendo vítimas, minutos após a explosão provocada por um homem-bomba | Wahdat / Reuters
Imagem mostra militares socorrendo vítimas, minutos após a explosão provocada por um homem-bomba| Foto: Wahdat / Reuters

Insurgentes derrubaram um helicóptero militar americano no Afeganistão nesta segunda-feira (27), após terem trocado tiros com a tripulação do aparelho no centro do país. Também nesta segunda, um homem-bomba suicida explodiu-se em uma delegacia de polícia no norte do Afeganistão, matando dois soldados americanos, informaram funcionários.

A tripulação do helicóptero, que sobreviveu ao pouso de emergência do aparelho, foi resgatada, e as tropas dos EUA estavam "em operação para recuperar" a aeronave, disse o tenente Walter Matthews, porta-voz militar dos EUA.

"A tripulação do helicóptero trocou tiros com o inimigo, antes que o dano provocado pelos disparos derrubasse o helicóptero", disse Matthews.

Pelo menos quatro insurgentes foram mortos no tiroteio com a tripulação do helicóptero, disse o chefe do distrito de Sayed Abad, Fazel Karim Muslim.

A província de Wardak, onde o helicóptero foi derrubado, tem registrado um forte crescimento nas atividades dos insurgentes nos últimos dois anos. Atualmente, é extremamente arriscado viajar pelas estradas, principalmente à noite. Por isso, as tropas americanas e de outros países estrangeiros usam bastante os helicópteros para transportar soldados e mantimentos por Wardak e outras províncias afegãs.

Em outro incidente um homem-bomba suicida, vestindo um uniforme da policia afegã, explodiu-se em uma delegacia de polícia na província de Baghlan, no momento em que oficiais da polícia afegã se encontravam no local com instrutores americanos. Dois soldados americanos foram mortos e outra cinco pessoas que estavam no local ficaram feridas.

O atacante entrou na delegacia de Pul-e-Khumri, capital da província de Baghlan, e detonou os explosivos. Os feridos são policiais afegãos.

Zabiullah Mujahid, um porta-voz do grupo fundamentalista Taleban, assumiu a responsabilidade dos insurgentes pelo ataque, em telefonema à Associated Press. Mujahid disse que o homem-bomba chamava-se Abdul Had e era natal da província de Baghlan.

Mais soldados americanos e de outros países estrangeiros têm sido mortos neste ano no Afeganistão que em todos os anos precedentes, desde a invasão americana de 2001, em parte porque os militantes do Taleban estão lançando ataques mais complexos e violentos. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]