• Carregando...

O Irã desenvolveu uma aeronave imperceptível a radares, informou o chefe da Força Aérea do país nesta segunda-feira (1), no último anúncio da República Islâmica sobre o desenvolvimento de equipamentos militares em meio a persistentes tensões com o Ocidente por seus planos nucleares.

O brigadeiro general Hassan Shahsafi também disse que a Força Aérea fez testes com mísseis iranianos guiados por calor, com um alcance de 40 quilômetros, dizendo que há planos para estender a distância máxima de alcance para 100 quilômetros.

O Irã frequentemente anuncia avanços em suas armas, mas analistas ocidentais dizem que é difícil avaliar a veracidade destes anúncios pois poucos detalhes são divulgados. Um analista disse que a tecnologia do país ainda não se compara com as de aparelhos desenvolvidos na Europa, Estados Unidos, China ou Rússia.

Shahsafi disse à rádio estatal que especialistas aeroespaciais iranianos desenvolveram a aeronave e que pesquisadores militares agora procuram fabricar um pequeno protótipo.

"Acho que iremos terminar a parte de pesquisa até o fim do ano e então prosseguiremos para a fase de produção", disse ele, se referindo ao ano iraniano, que termina em março.

No teste de mísseis na segunda-feira, o militar disse que um protótipo perseguiu e derrubou um alvo que foi lançado por um segundo avião caça, informou a Press TV iraniana em seu site.

O Irã frequentemente promove jogos de guerra ou testa armas para mostrar sua determinação para contra-atacar possíveis ataques dos Estados Unidos ou de Israel contra o seu território.

Quarto produtor mundial de petróleo, o Irã diz que suas atividades de enriquecimento de urânio têm como objetivo fornecer combustível para uma rede de usinas nucleares de produção de energia elétrica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]