Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CINEASTA

Irã detém cineasta que apoia movimento de oposição

O governo iraniano prendeu Jafar Panahi, um cineasta de fama internacional que apoia o movimento de oposição, informou ontem a polícia de Teerã. Panahi, de 49 anos, foi detido na noite de segunda-feira em sua casa na capital. O policial Abbas Jafari Dowlatabadi disse que o motivo da prisão não foi político, mas sim porque o cineasta é suspeito de "crimes" não detalhados, informou a agência de notícias estatal Irna.

Não foram dados mais detalhes sobre a prisão de Panahi, mas o policial disse que o caso estava sendo investigado. "A prisão de Jafar Panahi não está relacionada à sua profissão e não tem um aspecto político", disse Dowlatabadi.

Panahi é um diretor premiado e conhecido em todo o mundo. Venceu com "O Círculo" o Festival de Veneza de 2000. Levou também o Leão de Prata de Berlim ao ganhar o Grande Prêmio do Júri por "Fora do Jogo", em 2006, entre outros prêmios. Vários dos filmes de Panahi são proibidos no Irã.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.