• Carregando...
O presidente do Irã, Hassan Rouhani (à direita), e o primeiro-vice-presidente Eshaq Jahangiri em uma reunião do gabinete em Teerã
O presidente do Irã, Hassan Rouhani (à direita), e o primeiro-vice-presidente Eshaq Jahangiri em uma reunião do gabinete em Teerã| Foto: Presidência do Irã / AFP

O Irã ainda não excedeu os limites para urânio enriquecido estipulados no acordo nuclear de 2015 (JCPOA, na sigla em inglês), mas está bem perto de superá-lo. Dados dos inspetores nucleares das Nações Unidas (ONU), coletados nesta quarta-feira (26), apontam que o Irã tinha cerca de 200 kg do material, abaixo dos 202,8 kg permitidos pelo acordo, segundo três diplomatas da agência.

Dois deles disseram à Reuters que o Irã está produzindo cerca de 1 kg de urânio de baixo enriquecimento por dia, o que significa que pode passar do limite logo após uma reunião entre autoridades do Irã, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Rússia e China - os signatários remanescentes do JCPOA - em Viena, na sexta-feira (28).

Na semana passada, o governo iraniano alertou que ultrapassaria seu limite para estocagem de urânio enriquecido até esta quinta-feira e que tomaria outras medidas nos próximos dias para desconsiderar outros compromissos do acordo, como aumentar o nível de enriquecimento de urânio, estipulado em 3,6%. O anúncio foi feito em reação às pesadas sanções impostas pelos Estados Unidos contra Teerã após a saída unilateral do governo de Trump do acordo há mais de um ano.

No entanto, até as 18:30 da quinta-feira, horário local, Teerã não havia anunciado que ultrapassou o limite permitido.

Um diplomata da União Europeia disse que as partes remanescentes no acordo estão correndo para encontrar uma solução.

O embaixador do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU), Majid Takht Ravanchi, não disse se o Irã já tinha violado o acordo ou não, mas afirmou que as nações europeias não estavam trabalhando rápido o suficiente para garantir que o comércio entre elas e o Irã continuasse apesar das sanções americanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]