• Carregando...

As minas iranianas são capazes de fornecer urânio bruto para o programa nuclear do país, e não há escassez de material, disse na quinta-feira o embaixador da República Islâmica junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU).

Alguns analistas ocidentais dizem que o Irã pode estar próximo de esgotar seu estoque de urânio bruto ("yellow cake"), e que a escassez gera dúvidas sobre a natureza das atividades nucleares do país, uma vez que isso seria um claro obstáculo para um programa atômico civil, mas não para um programa com fins militares.

O diplomata iraniano Ali Ashgar Soltanieh disse não haver problemas de abastecimento.

"Mesmo que as reservas de 'yellow cake' acabem, é claro que poderemos usar o 'yellow cake' produzido no Irã, usando nossas próprias minas de urânio", disse ele, logo depois da divulgação do mais recente relatório da AIEA sobre o Irã.

"Nossas minas de urânio estão funcionando e poderemos produzir nosso próprio 'yellow cake' também", disse ele, sem no entanto confirmar se o Irã já teria usado seu estoque primário de urânio em estado bruto.

O Instituto para a Ciência e a Segurança Internacionais, de Washington, disse em um estudo na semana passada que o Irã não parece ter obtido quantidades significativas de "yellow cake" desde que adquiriu 600 toneladas da África do Sul, na década de 1970.

Um diplomata próximo à AIEA disse à Reuters na semana passada que no seu entendimento o material sul-africano já havia "chegado ao fim".

O urânio enriquecido empregado em reatores e armas nucleares é produzido em centrifugas que giram o gás hexafluorido de urânio (UF6) a altas velocidades. O UF6 surge numa reação do "yellow cake", que é um concentrado do minério de urânio.

O relatório do ICSI diz que a inatividade de uma das duas minas iranianas de urânio lança dúvidas sobre as afirmações de Teerã de que o país poderia ter autossuficiência total na produção do combustível nuclear.

O Ocidente suspeita que o Irã desenvolva armas nucleares, enquanto Teerã garante que seu objetivo é apenas gerar eletricidades para fins civis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]