• Carregando...

"Regimes irracionais" como o Irã não podem ter permissão para obter armas nucleares e é um erro achar que as ambições de Teerã podem ser contidas, afirmou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na televisão norte-americana.

Netanyahu, que esteve com o presidente Barack Obama na última semana durante visita a Washington e a Nova York, disse ao programa "Fox News Sunday" que o Irã está "apenas avançando em seus esforços" para desenvolver armas nucleares - perspectiva que ele classificou como "muito, muito perigosa".

Questionado se um Irã nuclear poderia ser contido, ele disse: "Não, não acho. Acho que isso é um erro, e acho que as pessoas fazem uma concepção errônea."

"Não acho que você possa confiar no Irã", afirmou Netanyahu em uma entrevista gravada. "E não devemos permitir que regimes irracionais como o Irã tenham armas nucleares. É a ameaça terrorista máxima hoje."

Netanyahu se negou a dizer se ele tem um prazo limite para permitir que a questão do Irã seja tratada apenas por meios diplomáticos.

"Sempre nos reservamos o direito de nos defender", afirmou, reiterando uma política central de Israel, que não nega nem confirma especulações generalizadas de que detém o único arsenal nuclear do Oriente Médio.

O Irã afirma que seu programa nuclear tem apenas objetivos pacíficos. Mas os Estados Unidos e aliados temem que Teerã esteja desenvolvendo um programa de arma nuclear e já avançaram uma série de sanções - unilaterais e na ONU - contra o Irã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]